quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Interpol lança ordem de detenção contra 'viúva branca'

Interpol lança ordem de detenção contra 'viúva branca'

Britânica é suspeita de instigar massacre no shopping em Nairóbi

EFE
Samantha Lewthwaite
Foto:  EFE
Londres (Inglaterra) - A Interpol emitiu nesta quinta-feira, a pedido do Quênia, uma ordem de detenção contra a cidadã britânica Samantha Lewthwaite, conhecida como "viúva branca". O departamento da polícia britânica afirmou que enviou um "alerta vermelho" aos seus 190 países-membros para que localizem e detenham esta mulher de 29 anos, suspeita de instigar o massacre no centro comercial Westgate, em Nairóbi (Quênia).
Samantha Lewthwaite ficou conhecida como "viúva branca" após a morte de seu marido, Germaine Lindsay, cidadão britânico de origem jamaicana que foi um dos quatro terroristas suicidas que em 7 de julho de 2005 explodiram várias bombas no metrô de Londres, ataque que terminou com 56 mortos e centenas de feridos.
A participação, direta ou indireta, da "viúva branca" no massacre do centro comercial de Westgate, que deixou pelo menos 72 mortos, não está comprovada, por isso o Quênia pediu sua captura por delitos cometidos em 2011.
Uma fonte de Interpol disse à Agência Efe que é uma prática comum entre países utilizar ordens de detenção anteriores para buscar supostos criminosos que podem estar envolvidos em outros delitos.
Neste caso, as autoridades quenianas levantaram uma ordem de busca contra Samantha Lewthwaite por posse de explosivos e conspiração. O secretário-geral de Interpol, Ronald Noble, explicou que com a ordem de detenção a suposta terrorista será procurada "no mundo todo e não só em nível regional".
A "viúva negra" é suspeita de possuir um passaporte falso sul-africano, o que, segundo Noble, demonstra o perigo dos terroristas se deslocarem por todo mundo com documentos ilegais. Adotada por uma família muçulmana após a separação de seus pais, aos 15 anos Samantha se converteu ao islamismo, religião que pratica de forma radical, cobrindo sua cabeça permanentemente com um véu.
Sem antecedentes por terrorismo no Reino Unido, a suspeita é procurada pelas autoridades do Quênia e, aparentemente, teria viajado para a Somália, de onde procede a milícia islâmica Al Shabab, vinculada à Al Qaeda e responsável pelo ataque ao shopping.
    Tags: Branca , Viúva , Interpol , Ordem

    Nenhum comentário: