sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Greve: Sepe recorre à Justiça para evitar multas

Greve: Sepe recorre à Justiça para evitar multas

Professores municipais farão ato para exigir que reivindicações sejam aceitas. Os estaduais querem encontro com Pezão

FRANCISCO EDSON ALVES
Rio - O Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino do Rio (Sepe) entrou nesta quinta-feira com recursos no Tribunal de Justiça (TJ) contra a determinação judicial que estabelece multas diárias à entidade (R$ 200 mil no caso do município e R$ 300 mil em relação ao estado), se professores e funcionários não voltarem ao trabalho. O prazo dado pela Justiça para que os profissionais do estado retomem suas funções terminou nesta quinta e do município se encerra hoje, no fim do expediente.
Nesta sexta-feira, às 10h, os grevistas farão ato público na prefeitura, na Cidade Nova. No ato, os manifestantes vão exigir que o governo municipal e que o vice-governador Luiz Fernando Pezão receba uma comissão de negociação. Às 14h haverá assembleia no Clube Municipal, na Tijuca, onde serão discutidos os rumos da greve, que já dura 29 dias, analisando resultados de plenárias regionais ocorridas nesta quinta.
Professores municipais participaram de uma assembleia sobre a paralisação ontem no bairro de Madureira
Foto:  Carlos Moraes / Agência O Dia
Em nota, à noite, o Sepe garantiu que 80% dos cerca de 150 mil servidores municipais e estaduais, entre professores e pessoal de apoio, permanecem de braços cruzados. “Amanhã (hoje) durante a assembleia geral, vamos decidir se continuamos ou não com a greve”, afirmou a coordenadora do Sepe, Geza Corrêa, adiantando que os profissionais também vão protestar, durante o ato, pela “forma truculenta” que a Polícia Militar retirou aproximadamente 300 professores da sede da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), na Rua da Ajuda, no Centro.
AUMENTO
Também por meio de nota, a Seeduc lembrou que concedeu 8% de aumento este ano. No mesmo texto, a secretaria considerou “inapropriado e lamentável” o fato de o Sepe ter convocado a ocupação ao prédio da secretaria, informando que 700 professores faltaram ontem ao trabalho, deixando mais de 30 mil alunos sem aulas.
O Sepe reivindica reajuste salarial de 19% para reposição de perdas salariais; um terço da carga horária para atividades extracurriculares, previsto em lei, e concurso público para a contratação de professores e funcionários administrativos.
    Tags: Greve , Sepe , Professores

    Nenhum comentário: