sábado, 21 de setembro de 2013

Criança de dois anos com 33 kg faz cirurgia para reduzir estômago

Criança de dois anos com 33 kg faz cirurgia para reduzir estômago

Mohammed Al Mohaidlya foi o paciente mais novo do mundo a ser submetido a uma cirurgia bariátrica

O DIA
Arábia Saudita - Uma cirurgia incomum foi realizada na Arábia Saudita em 2010 e, apenas, divulgada recentemente. Um menino de dois anos foi o paciente mais novo do mundo a ser submetido a uma cirurgia bariátrica. Mohammed Al Mohaidlya pesava 33 kg e sofria de obesidade mórbida.
Os pais do menino optaram por realizar a cirurgia após duas tentativas de controlar o peso do filho. Aos 12 meses, a criança foi levada ao endocrinologista e pesava 21,3 kg. Após uma dieta de quatro meses, o peso de Mohammed havia aumentado oito quilos.Os médicos da clínica Prince Sultan Military Medical City, em Riyadh não puderam determinar se a dieta foi imposta ao menino de maneira eficaz.
Mohammed Al Mohaidlya antes da cirurgia com 33 kg
Foto:  Divulgação

Com 29,4 kg, Mohammed foi encaminhado para o ambulatório de obesidade clínica. Ele sofria de apneia do sono, problema que o fazia parar de respirar enquanto dormia. Os médicos tentaram outra dieta, que também não foi eficaz. Quando atingiu os 33 kg, os profissionais decidiram por operar a criança. Mohammed foi submetido a uma cirurgia bariátrica, que é irreversível e removeu parte do estômago afim de diminuir a ingestão de alimentos.
O resultado foi o seguinte: em dois meses, o menino perdeu 15% do seu peso corporal. Dois anos após a cirurgia, Mohammed pesava 24kh e seu IMC de 24 estava dentro da faixa normal.
“Ao nosso conhecimento, a gastrectomia laparoscópica nunca foi feita em crianças de tão pouca idade”, apontaram os cirurgiões no relatório divulgado pelo International Journal of Surgery Case Reports. “Nós apresentamos aqui, provavelmente, o primeiro relato de uma cirurgia como essa, feita de forma bem-sucedida, em um menino obeso mórbido de dois anos”.
    Tags: Criança , Obesa

    Nenhum comentário: