sábado, 14 de setembro de 2013

Chuvas provocam enchentes e matam pelo menos três nos EUA

Chuvas provocam enchentes e matam pelo menos três nos EUA

Guarda Nacional iniciou evacuação de dois mil habitantes de Lyons. Chuvas são incomuns nesta época do ano

EFE
Washington (EUA) - Autoridades do Colorado, nos Estados Unidos, ordenaram nesta sexta-feira a evacuação completa das cidades de Lyons e Eldorado Springs por causa das fortes chuvas que caíram na região e que já deixaram pelo menos três mortos.
A Guarda Nacional do estado americano iniciou nesta madrugada a evacuação dos dois mil habitantes de Lyons e dos 500 de Eldorado Springs, no condado de Boulder. O governador do Colorado, John Hickenlooper, pediu aos habitantes das áreas onde houve inundação extrema precaução.

Até o caminhão da Guarda Nacional teve dificuldade de passar pelas áreas inundadas
Foto:  Reuters

"Parece um córrego de água com apenas trinta centímetros, mas quem tentar atravessar precisa saber que é como cimento líquido e que podem ser arrastados", disse Hickenlooper em entrevista coletiva.
Somente três mortes foram confirmadas, mas jornais locais falam em pelo menos 15 desaparecidos. As inundações foram causadas por fortes chuvas, incomuns na região nesta época do ano, desde o início da semana nas Montanhas Rochosas, o que fez transbordar o leito de vários riachos.
"Todos os moradores devem buscar imediatamente terrenos altos por causa dos riscos potenciais de enchentes ao longo do arroio", alertou o Escritório de Gestão de Emergência de Boulder em comunicado. O presidente americano, Barack Obama, assinou nesta madrugada a declaração de emergência para o Colorado, o que permite conseguir ajuda de fundos federais.
O Serviço Nacional de Meteorologia disse que as previsões indicam que as chuvas vão acabar nesta sexta, mas afirmaram que o risco de inundações e enchentes continua elevado.
    Tags: Chuva , Inundação

    Nenhum comentário: