sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Último fim de semana de agosto tem predomínio de sol em parte do País

Último fim de semana de agosto tem predomínio de sol em parte do País

No Sul, uma nova frente fria chega à região e voltam as condições para pancadas de chuva. No Sudeste e no Centro-Oeste as madrugadas ainda seguem frias

IG
Rio - Uma forte massa de ar seco de origem polar predomina sobre a maior parte do Brasil, neste último fim de semana de agosto. No Sul, uma nova frente fria chega à região e voltam as condições para pancadas de chuva.
No Sudeste e no Centro-Oeste, as madrugadas ainda seguem um pouco frias, mas as tardes serão marcadas pelo forte calor e baixa umidade relativa do ar. De maneira geral, o sol brilha forte em quase todo o País. As chuvas mais significativas ficam concentradas na costa leste nordestina e em parte do Norte do Brasil.
Veja abaixo a previsão completa para a sua região, de acordo com Climatempo:
Sudeste
Nesta sexta-feira (30) e durante o fim de semana, uma massa de ar seco de origem polar inibe a formação de nuvens de chuva em grande parte da região. Pelo interior da região, a umidade relativa do ar pode ficar em torno dos 30%, o que caracteriza nível de atenção, segundo o padrão da OMS – Organização Mundial da Saúde.
Porém, o amanhecer de sexta-feira (30), por causa do forte resfriamento da madrugada, há risco para a formação de geada nas áreas próximas a Serra da Mantiqueira. Durante o domingo (1), em Vitória, no Espírito Santo, os ventos úmidos que sopram do oceano favorecem as pancadas de chuva. Nas demais áreas capixabas, a chuva acontece a qualquer hora, mas sem acumular volumes significativos.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, no Sudeste, os dias serão de sol e trades quentes, mas, durante as madrugadas, as poucas nuvens no céu favorecem a rápida perda de calor para atmosfera e o frio ainda será sentido.
Sul
Ao amanhecer desta sexta-feira (30), por causa do forte resfriamento durante a madrugada, há possibilidade para a formação de geada na serra gaúcha e catarinense, pelo interior de Santa Catarina e na Grande Curitiba. Mas, à medida que o sol aparece e a temperatura sobe, ocorre o derretimento deste fenômeno. Nas demais áreas, há previsão para névoa e nevoeiro, mas que logo se dissipa. No decorrer da tarde, o ar seco de origem polar predomina e inibe a formação de nuvens de chuva nos três Estados. Durantes as horas mais quentes do dia, a umidade relativa do ar pode ficar baixa. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a tendência é de elevação gradual da temperatura, porém, o frio durante as noites ainda será sentido.
No sábado (31), as baixas temperaturas durante a madrugada e as condições ideais favorecem a formação de nevoeiro no leste catarinense e paranaense, mas que se dissipa e dá lugar ao sol, que predomina, inclusive no sul e no leste do Rio Grande do Sul. A temperatura sobe um pouco mais na Região. A Climatempo mantém o alerta para baixos índices de umidade relativa do ar. Entre o fim da tarde e à noite, em Chapecó, São Luiz Gonzaga, Passo Fundo e Santa Maria, uma linha de instabilidade influência o aumento de nuvens, que provocam chuva, mas de forma isolada. Ao anoitecer, uma frente fria começa a se aproximar e a próxima madrugada será abafada, mas apenas no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná, o frio ainda será sentido.
No domingo (1), a frente fria chega ao Rio Grande do Sul e espalha muitas nuvens sobre o sul e oeste do Estado, a nebulosidade predomina intercalando aberturas de sol e a chuva acontece a qualquer hora, sendo que pode ser forte em alguns momentos. Nas demais áreas gaúchas, no sul e oeste de Santa Catarina e em Foz do Iguaçu, a chuva acontece a partir da tarde, mas de forma isolada. Em Florianópolis, Vale do Itajaí e demais municípios paranaenses, o ar seco persiste, o sol aparece e a temperatura sobe. A umidade relativa do ar pode chegar a níveis entre 30% e 40%, que caracteriza nível de observação, segundo o padrão da OMS – Organização Mundial da Saúde.
Centro-Oeste
Nesta sexta-feira (30) e durante o fim de semana, uma forte massa de ar seco de origem polar inibe a formação de nuvens de chuva e o sol brilha forte no Centro-Oeste do Brasil. Com exceção de domingo (1), no sul de Mato Grosso do Sul, uma linha de instabilidade formada no Paraguai favorece o aumento de nuvens e a chuva acontece de forma isolada.
Ao longo das tardes, os meteorologistas da Climatempo informam que, por causa deste sistema, os índices de umidade relativa do ar podem chegar a índices críticos, inclusive níveis de alerta, que são caracterizados por valores entre 13% e 20%. Ao longo das tardes, a tendência é de elevação da temperatura e os termômetros passam dos 30°C em quase todos os municípios da Região.
Norte
Nesta sexta-feira (30), áreas de instabilidade espalham nuvens carregadas sobre a região de Barcelos, Roraima e no noroeste do Pará, a nebulosidade predomina intercalando aberturas de sol a chuva acontece a qualquer hora. Na faixa entre Tefé, no Amazonas, à Belém, no Pará, o tempo quente e úmido favorece o aumento de nuvens e as pancadas de chuva acontecem de forma isolada. Nas demais áreas, o ar seco predomina, faz calor e não há previsão de chuva. Por causa da presença deste sistema, o índice de umidade relativa do ar pode chegar a níveis críticos pelo padrão da OMS – Organização Mundial da Saúde.
No sábado (31), as áreas de instabilidade se concentram entre Roraima e Santarém, no Pará. Nestas localidades, o sol aparece, mas apenas em breves momentos e sempre entre muitas nuvens. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, há risco de chuva com até forte intensidade e a qualquer hora. Em Tefé, Manaus, Altamira, Tucuruí e no Amapá, o tempo quente associado à alta umidade formam nuvens que provocam chuva em pontos isolados. Nas demais áreas, o ar seco predomina e mantém o tempo firme. A Climatempo mantém o alerta para baixa umidade relativa do ar.
No domingo (1), as áreas de instabilidade perdem força, mas com a disponibilidade de umidade, as nuvens se formam com facilidade e a chuva acontece em pontos isolados do centro-norte do Amazonas, do Pará, em Roraima e no Amapá. Nos demais estados da região, o tempo fica firme e com baixa umidade relativa do ar.
Nordeste
Nesta sexta-feira (30), uma frente fria se afasta para alto mar e a circulação de ventos em médios e altos níveis da atmosfera favorece a chegada de muitas nuvens carregadas. Entre o litoral sul da Bahia até Fortaleza, a nebulosidade predomina e a chuva acontece a qualquer hora, sendo que os maiores volumes ficam concentrados em Ilhéus, Salvador, Recife, João Pessoa e Natal. Pelo interior da Bahia, algumas nuvens se formam devido à entrada de umidade, mas que provocam, no máximo, garoa em pontos isolados. No centro-sul do Maranhão e do Piauí, a chuva acontece de forma passageira. Nas demais áreas, o ar seco predomina, faz calor e não chove. A Climatempo alerta para baixos níveis de umidade relativa do ar.
No sábado (31), os ventos mantêm a nebulosidade espalhada em toda a costa leste nordestina e, desta forma, ainda ocorre chuva a qualquer hora, porém, com menos intensidade. Entre Mossoró, no Rio Grande do Norte, à São Luís, a chuva acontece de forma isolada e passageira. Entre Vitória da Conquista à Paulo Afonso, o sol aparece entre nuvens e não há previsão de chuva. Nas demais áreas, o ar seco mantém o tempo firme, faz calor e não chove. Novamente, os índices de umidade podem chegar a níveis críticos, informa a Climatempo.
No domingo (1), os ventos úmidos que sopram do oceano para o continente influenciam a permanência de muitas nuvens sobre o litoral baiano, inclusive no Planalto da Conquista, mas não há risco de chuva forte. Entre Aracaju e Natal e entre Fortaleza e São Luís, a chuva acontece de forma isolada e passageira. Nas demais localidades nordestinas, inclusive áreas de agreste e sertão, o ar seco predomina, faz calor e não chove. A umidade relativa do ar pode chegar a índices críticos, segundo o padrão da OMS.
    Tags: Previsão , Sol , Tempo

    Nenhum comentário: