quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Uerj vai ampliar número de campi e cursos no Interior Fluminense

Uerj vai ampliar número de campi e cursos no Interior Fluminense

Queimados terá incubadora de empresas e graduação de Engenharia em 2014

O DIA
Rio - A Universidade do Estado do Rio de Janeiro está ampliando o número de campi para formar profissionais no interior fluminense. Queimados vai ganhar uma unidade com curso de Engenharia Civil e Urbanística, Resende terá novos cursos de graduação e Volta Redonda tem a previsão de ganhar uma unidade voltada para formação na área da Saúde.
A Uerj está ampliando o número de campus para formar profissionais no interior fluminense
Foto:  Divulgação
De acordo com a Coordenadoria de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento da Uerj, o polo de Queimados, na Baixada Fluminense, funcionará nas instalações do Ciep 23, no bairro Fanchem. O Governo do Estado já liberou R$ 6 milhões para as adaptações da estrutura e construção do prédio que abrigará uma incubadora de empresas, laboratórios e o centro de desenvolvimento tecnológico para a pós-graduação.
Com previsão de funcionar em parceria com o Instituto Politécnico de Milão, o campus de Queimados vai inicialmente formar engenheiros civis especializados em Urbanismo. Já os cursos de pós-graduação terão vocação para área de Tecnologias Educacionais e Desenvolvimento Tecnológico.
Segundo Tatiane Alvez Baptista, coordenadora de estudos estratégicos e desenvolvimento da Uerj, a unidade da Baixada Fluminense 2 vai oferecer 100 vagas para os cursos de graduação, com duas entradas por ano. As atividades da incubadora e da especialização devem começar em abril, quando se inicia o primeiro semestre da Uerj em 2014. Já a primeira turma da Engenharia Civil e Urbanística será recebida no segundo semestre letivo.
Enquanto a equipe de trabalho está finalizando os projetos de Queimados para lançar o edital de licitação, o campus de Resende já está com seu projeto de expansão adiantado. Um novo curso de Engenharia Química já está no Conselho Superior de Ensino e Pesquisa para aprovação. De acordo com Tatiane, a previsão é criar outras duas graduações e novas instalações para a faculdade.
Para suprir a carência de formação de mão de obra na área da Saúde, a Uerj também vai criar um campus em Volta Redonda com os cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Nutrição.
    Tags: Uerj , Faculdade , Volta Redonda

    Nenhum comentário: