quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Teste rápido de tuberculose: saiba mais O Ministério da Saúde está investindo no teste rápido de tuberculose, que divulga o resultado em até duas horas.

teste rápido de tuberculose já foi implantado em algumas áreas do Brasil, como Rio de Janeiro e Manaus. Os cidadãos podem se submeter ao método gratuitamente e o resultado sai em apenas duas horas. Os técnicos do Ministério da Saúde são os responsáveis por implantar o teste.
647637 Teste rápido de tuberculose saiba mais 1 Teste rápido de tuberculose: saiba maisO teste rápido de tuberculose gera o resultado em duas horas. (Foto:Divulgação)
Para implantar a nova tecnologia de diagnóstico de tuberculose no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde realizou um investimento de R$ 12,6 milhões. Este dinheiro foi destinado à compra de novos equipamentos e treinamento dos profissionais de saúde.

COMO FUNCIONA O TESTE RÁPIDO DE TUBERCULOSE?

O teste rápido para o diagnóstico de tuberculose tem a capacidade de detectar o bacilo causador da doença de forma rápida e eficaz. O método, que foi intitulado de Gene Xpert, também consegue identificar se o indivíduo possui resistência ao antibiótico rifampicina, utilizado para tratar tuberculose.
O Gene Xpert usa técnicas de biologia molecular para identificar o DNA do Mycobacterium tuberculosis. O teste é capaz de determinar facilmente quando o tratamento para tuberculose não é apropriado.
647637 Teste rápido de tuberculose saiba mais 2 Teste rápido de tuberculose: saiba maisO Ministério da Saúde está investindo em uma campanha contra a tuberculose. (Foto:Divulgação)
O diagnóstico preliminar de tuberculose é feito muitas vezes através da análise de secreções pulmonares com um microscópio, que permite verificar se existe a presença de bactérias causadoras da doença. A amostra também é enviada para um laboratório com o objetivo de fazer uma avaliação mais cuidadosa. No exame tradicional, é necessário de 30 a 60 dias para realizar o cultivo da bactéria e outros 30 dias para se o diagnóstico de resistência à rifampicina.
  
Em 2012, foram registrados 70.047 novos casos de tuberculose no Brasil. Houve uma queda nos números com relação a 2002, mas a doença ainda preocupa os órgãos de saúde.

SOBRE A TUBERCULOSE

A tuberculose é uma enfermidade infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões. A transmissão acontece de forma direta, ou seja, de uma pessoa para a outra através das gotas de saliva. Algumas condições favorecem o estabelecimento da tuberculose, como falta de higiene, tabagismo, alcoolismo, má alimentação ou qualquer outro fator capaz de baixar a resistência.
647637 Teste rápido de tuberculose saiba mais Teste rápido de tuberculose: saiba maisA tosse persistente é um dos sintomas da tuberculose. (Foto:Divulgação)
Os principais sintomas da tuberculose são tosse seca contínua, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite, febre baixa, rouquidão, emagrecimento e fraqueza. Nos casos mais graves, o paciente apresenta dificuldades de respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus.
Se o diagnóstico da tuberculose for feito precocemente, maiores são as chances de tratamento. A cura da doença leva seis meses, sendo realizada a base de antibióticos.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: