sábado, 31 de agosto de 2013

Síria afirma que provas dos EUA sobre uso de armas químicas são 'falsas'

Síria afirma que provas dos EUA sobre uso de armas químicas são 'falsas'

Relatório americano anunciou que 1.429 pessoas morreram no ataque, entre elas 426 crianças

EFE
Damasco (Síria) - O regime do presidente Bashar al Assad qualificou nesta sexta-feira de "falsas" as provas apresentadas pelos Estados Unidos sobre o uso de armas químicas na Síria e afirmou que se baseiam nos dados dos ativistas e da oposição.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores ressaltou que a acusação do secretário de Estado americano, John Kerry, é "nula e sem efeito" e desafiou Washington a apresentar "uma prova real". Para o governo sírio, estas denúncias são usadas por "aqueles que preparam o terreno para uma agressão contra o povo sírio, que poderia causar a morte de centenas de vítimas civis".
Kerry disse nesta sexta-feira que as provas do governo americano sobre a responsabilidade do regime de Assad no ataque do último dia 21 de agosto em Damasco com armas químicas são "claras e convincentes". Os EUA dizem ter confirmado que nesse ataque morreram 1.429 pessoas, entre elas 426 crianças, um número similar ao levantado pela oposição síria.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores sírio, Kerry ofereceu como provas "as velhas histórias dadas há mais de uma semana pelos terroristas", como Damasco se refere aos rebeldes. O ministério assegurou que são "fabricações e mentiras" e acusou a oposição no exterior de pressionar para conseguir um ataque americano contra a Síria. "Nos surpreende que uma superpotência engane sua opinião pública desta maneira ingênua e sem provas", diz a nota.
Além disso, denunciou que os Estados Unidos adotam suas posturas "de paz ou de guerra" em função do que publicam as redes sociais e internet. Uma equipe de especialistas da ONU concluiu hoje suas investigações no terreno sobre o uso destas armas na Síria, o motivo esgrimido pelos países que defendem uma intervenção militar.
    Tags: Síria , EUA

    Nenhum comentário: