quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Santa Cruz tem a primeira escola sustentável da América Latina

Santa Cruz tem a primeira escola sustentável da América Latina

Inaugurado em 2011, Colégio Estadual Erich Walter Heine recebe certificado de entidade internacional

O DIA
Rio - O Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz, recebeu, no início deste semestre, a certificação de primeira escola totalmente sustentável da América Latina. Inaugurada em 2011, a unidade foi contemplada com o selo prata LEED for Schools (Leadership in Energy and Environmental Design) após ter 50 aspectos estruturais e pedagógicos aprovados pelo Green Building Council, entidade internacional responsável pela certificação.
O Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz, recebeu a certificação de primeira escola totalmente sustentável do Brasil e da América Latina
Foto:  Divulgação
Entre as características que garantiram o reconhecimento, incluem-se a utilização de lâmpadas LED, sensores de presença para desligamento automático de luzes e ar-condicionado, reutilização de água da chuva para uso nos banheiros e na horta orgânica, sanitários com descargas de dupla utilização, placas fotovoltaicas e coletor solar para aquecimento da água do vestiário e estação de coleta seletiva. Há ainda um ‘telhado verde’, usado como espaço de aprendizagem, que tem a função de diminuir a absorção de calor e reabsorver a água da chuva.
Alunos cuidam do telhado verde, que tem com objetivo reaproveitar a água da chuva
Foto:  Divulgação
Os projetos pedagógicos têm a função de estimular a consciência ecológica de alunos e da comunidade do entorno. Destacam-se as iniciativas de coleta de óleo de cozinha usado, carona solidária, formação de área de compostagem – cujos insumos são utilizados nos jardins e na horta –, e reutilização de garrafas PET, latas, papelão e outros materiais.
O colégio também se destaca por facilitar a inclusão de pessoas com necessidades especiais, já que oferece rampas de acesso, inclusive na piscina, piso interno tátil, placas de sinalização em Braile e vagas de estacionamento exclusivas.

    Nenhum comentário: