sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Prefeitura começa a receber pedidos para desfiles de blocos no dia 2

Prefeitura começa a receber pedidos para desfiles de blocos no dia 2

Comissão especial vai analisar autorizações para eventos de Carnaval de rua

O DIA
Rio - A Prefeitura, através da Riotur, publicou nesta quarta-feira no Diário Oficial do Município as regras para blocos na rua no Carnaval 2014. As inscrições de pedidos para desfiles se iniciam na próxima segunda-feira, dia 2 de setembro, e vão até o dia 30 do mesmo mês. Os responsáveis pelos blocos devem entregar os requerimentos na Diretoria de Operações da Riotur - Praça Pio X, 119/12º andar, Centro -, de segunda à sexta, das 10h às 17h.
Comissão vai avaliar blocos
Uma das grandes novidades é a atuação da Comissão Especial de Avaliação de Blocos de Rua, que terá como função a análise dos pedidos de desfiles em parceria com a Riotur e demais órgãos públicos envolvidos na operação. Pela primeira vez, participarão da avaliação dos pedidos entidades ligadas aos blocos e bandas carnavalescas. As participantes serão a ABCERJ (Associação das Bandas Carnavalescas do Estado do Rio de Janeiro) e a Sebastiana (Associação de Blocos de Rua da Zona Sul, Centro e Santa Teresa), que foram escolhidas por sua antiguidade e representatividade.
Desfiles de blocos arrastam milhões de pessoas no Carnaval
Foto:  Divulgação

A comissão também estará aberta à participação de outras associações, que poderão enviar à Riotur suas sugestões para a melhoria do carnaval de rua. Todas as propostas serão encaminhadas ao grupo de trabalho.
Dentre as atribuições da comissão está considerar critérios como a tradição das agremiações, o local do desfile, a estimativa de público, características do bloco em relação ao carnaval de rua carioca e ao bairro onde pretende desfilar e os impactos causados no dia-a-dia da localidade. Os pareceres serão emitidos até 30 de novembro de 2013.
Limites na Zona Sul
Os blocos que desejarem desfilar nos bairros Leblon, Ipanema, Copacabana, Leme, Gávea, Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo e Laranjeiras terão seus pedidos analisados caso a caso pela Diretoria de Operações da Riotur e pela Comissão Especial de Avaliação de Blocos e só serão autorizados mais de um desfile por bloco, em caráter excepcional, levando em consideração os fatores de tradição comprovada, viabilidade operacional em função do dia, horário e local de desfile e estimativa de público.
Para reduzir possíveis impactos aos bairros e à população, a Riotur manterá a limitação do tamanho e da potencia dos carros de som que serão utilizados durante o desfile na orla dos bairros de Ipanema e Leblon. O tamanho máximo permitido aos carros de som será de Altura: 4,80 m (incluindo o Guarda-Corpo), Largura: 2,80 m e Comprimento: 15 m. A potencia máxima de som a ser utilizada pelos carros de som será de 50 mil watts (cinqüenta mil watts).
    Tags: Carnaval , Blocos , Riotur

    Nenhum comentário: