sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Portal do Carnaval será lançado com festa na Cidade do Samba

Portal do Carnaval será lançado com festa na Cidade do Samba

Projeto pretende criar banco digital com informações sobre memória da folia

O DIA
Rio - Após mais de um ano em fase de criação e produção, o Portal do Carnaval está pronto para ir ao ar. Com o objetivo de apresentar as novidades, as entidades envolvidas com o projeto realizarão neste sábado, dia 24, uma grande festa na Cidade do Samba, na Zona Portuária. Durante o evento, os convidados poderão conhecer em detalhes as funcionalidades do sistema, que tem como objetivo facilitar a vida dos profissionais e integrantes de grupos e instituições do samba.
"O Portal do Carnaval quer contribuir para a promoção do samba e da folia tanto em âmbito local como global, ressaltando a parte cultural e a memória. Tudo isso sem esquecer o aspecto econômico, especialmente em um campo que ficou conhecido como 'Economia Criativa', que é uma das atividades com um dos maiores crescimentos mundiais na década", ressalta o coordenador do projeto, o professor e pesquisador Jair Martins de Miranda.
Projeto quer criar banco de informações sobre o Carnaval do Rio. Na imagem, torcida da Vila comemora título de 2013
Foto:  André Mourão / Agência O Dia

O portal funcionará como uma rede social entre profissionais, grupos e organizações da folia, além de abrigar um repositório digital. Entre as diversas funcionalidades, profissionais das mais variadas funções poderão cadastrar um pequeno currículo para que as instituições carnavalescas possam encontrar mão de obra. O mesmo acontece com as empresas fornecedoras, que estarão em um banco de dados.
A festa, restrita a convidados, terá início às 13h com a agradável roda de samba da Pedra do Sal. A parte musical também contará com uma exibição da Banda do Cordão da Bola Preta. Para a comodidade dos convidados, haverá um serviço de transporte para levá-los da estação Praça Onze do Metrô até a Cidade do Samba. O mesmo acontecerá após o término do evento.
O projeto é uma realização da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras), da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj), da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro (Aescrj), e da Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro (Fbcerj). A criação contou com o financiamento do Sebrae/NA e da Finep.

    Nenhum comentário: