sábado, 31 de agosto de 2013

Olimpíadas do Rio correm risco

Olimpíadas do Rio correm risco

Relatório do Comitê Olímpico Internacional enumera problemas, como atrasos nas obras de infraestrutura

LEANDRO EIRÓ
Rio - Um relatório do Comitê Olímpico Internacional (COI), obtido pelo jornal ‘O Estado de São Paulo’, relata que a preparação e o financiamento para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro sofrem com consideráveis atrasos que colocam o evento em risco.
O documento destaca as obras incompletas, a falta de projetos para locais que vão abrigar algumas provas, a fraca infraestrutura de transportes da cidade e o déficit na rede hoteleira.
O informe técnico está dividido em 44 capítulos que avaliam como está a preparação do evento. Eles estão classificados por três cores: em verde estão os projetos dentro do cronograma; em amarelo, os que estão com risco de atraso; e em vermelho os problemas que já colocam em xeque a realização das Olimpíadas de 2016 no Rio.
As obras da Linha 4 do metrô: COI pede alternativa em caso de atraso
Foto:  José Pedro Monteiro / Agência O Dia
Faltando três anos para as competições olímpicas na cidade, o relatório mostra, além do despreparo do Rio, problemas financeiros como a falta de verba e de patrocinadores. Segundo o COI, apenas metade da preparação para os Jogos Olímpicos do Rio está concluída.
Uma das maiores preocupações do Comitê Olímpico Internacional é quanto à infraestrutura da cidade. Nos transportes, o COI pede “monitoramento muito cuidadoso” da Linha 4 do Metrô, da Transolímpica, da Transbrasil e das obras entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul, todas atrasadas. Neste domingo, o documento deve ser apresentado oficialmente em reunião entre o COI, setores do governo e organizadores do evento.
Da Linha 4 aos locais de provas
TRANSPORTES - O comitê teme pela frota insuficiente de ônibus e pede, em caso de falha para a Linha 4 do Metrô, um plano alternativo.
ESTÁDIOS - No caso do Maracanã, processos judiciais podem atrasar os planos de adequação do complexo. O Engenhão, atualmente embargado, necessita de um plano mais consistente.
DEODORO - Comitê pede “urgência máxima” no planejamento, licitações e construção do complexo esportivo. Projeto teria que estar pronto em maio de 2012.
HOTÉIS - Também classificado em vermelho pelo Comitê. Até agora foram contratados 19,2 mil quartos.
AEROPORTOS - Avaliados com sinal amarelo, pelo adiamento do plano operacional de novembro de 2013 para março de 2014.
INSTALAÇÕES - Maior preocupação da entidade. Há esportes que ainda não estão com seus locais de competição confirmados. Organizadores estariam mudando planos com frequência.
    Tags: Olimpíadas , Obras

    Nenhum comentário: