quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Malware que rouba dados bancários de Android A praga virtual criada na Rússia permite o monitoramento remoto dos smartphones infectados, para que os cibercriminosos saibam quando o usuário está acessando o mobile banking e transfiram o dinheiro das contas das vítimas.

De olho no crescente número de pessoas que utilizam o smartphone e o tablet para acessar ointernet banking, os cibercriminosos têm investido cada vez mais nos ataques aos dispositivos móveis, com o intuito de roubar números de contas, senhas e outros dados sigilosos dos usuários.
647611 malware que rouba dados bancarios de android 600x600 Malware que rouba dados bancários de AndroidUma nova praga virtual vem causando medo entre os usuários de Android, que costumam acessar serviços bancários online pelo smartphone (Foto: Divulgação)
O alerta mais recente foi dado pela Karspersky, empresa especializada em segurança na internet, que revelou os detalhes a respeito de um malware que rouba dados bancários de Android, deixando assustados os usuários do sistema operacional móvel desenvolvido pelo Google.
A praga virtual, criada na Rússia, permite aos cibercriminosos controlarem remotamente o smartphone infectado, permitindo o roubo de dados como código IMEI, registros de chamadas, mensagens enviadas e recebidas e IDs de redes, além de possibilitar a interação com serviços demobile banking, através das mensagens SMS.

COMO ATUA ESSA PRAGA VIRTUAL

647611 malware que rouba dados bancarios de android 1 600x600 Malware que rouba dados bancários de AndroidO cavalo de Troia permite aos cibercriminosos acessarem remotamente os smartphones infectados, monitorando o seu uso e roubando dinheiro das contas bancárias, quando o usuário acessar o mobile banking (Foto: Divulgação)
Conforme a Karspersky Lab, a forma de atuação do malware que rouba dados bancários do Android se dá a partir de um truque que infecta páginas legítimas de bancos, redirecionando o usuário a sites falsos, que oferecem supostas atualizações do Flash Player, cheias de códigos maliciosos.
Ao baixar tais aplicativos, o usuário tem o smartphone infectado, permitindo o monitoramento à distância por parte do criminoso virtual, que pode configurar filtros de chamada e de mensagens, para verificar se aquela pessoa está acessando um serviço de banco online.
  
Caso o aparelho esteja conectado ao internet banking, os cibercriminosos podem invadir aquela conta e transferir o dinheiro da vítima, que acaba tendo sérios prejuízos financeiros, se não conseguir identificar o problema a tempo.
Tal situação já ocorreu com vários clientes do banco russo Sberbank, de acordo com a Karspersky, mesmo com a instituição financeira solicitando várias informações adicionais para efetuar as transações, uma vez que os criminosos virtuais tinham acesso a todos os dados do celular infectado.

ATUAÇÃO RESTRITA À RÚSSIA?

Segundo a Karspersky, a atuação desse malware que infecta o Android está restrita à Rússia, nesse primeiro momento, mas nada impede que após o “teste inicial” naquele país, esse cavalo de Troia seja revendido para cibercriminosos de outras regiões do mundo, que possam utilizar o mesmo esquema para roubar dinheiro das contas dos usuários de Android.

COMO SE PREVENIR

647611 malware que rouba dados bancarios de android 2 600x600 Malware que rouba dados bancários de AndroidUma das maneiras de se prevenir contra as pragas virtuais no Android é desmarcar a opção "Permitir a instalação de fontes desconhecidas" (Foto: Divulgação)
Para se prevenir não só da ação desse malware que rouba dados bancários do Android, mas também de outros tipos de pragas virtuais, uma das melhores dicas é evitar baixar qualquer aplicativo ou jogo oferecido através de lojas virtuais estranhas. Sempre dê preferência aos aplicativos da loja oficial Google Play.
Além disso, desative a opção “Permitir a instalação de fontes desconhecidas” no seu Android; verifique as permissões solicitadas pelos aplicativos e jogos, antes de instalá-los, e confira se elas são razoáveis; e preste atenção à classificação do aplicativo e ao número de downloads, evitando aqueles apps com baixa classificação e poucas transferências.
Outra dica interessante é contar com a ajuda de um antivírus para Android, como o avast! Mobile, o AVG Mobile e o ESET Mobile, entre outros, ressaltando que você deve escolher apenas um para instalar.
Fonte: Karspersky

Nenhum comentário: