quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Jovens marcados para morrer em área de UPP

Jovens marcados para morrer em área de UPP

Policial lotado no Andaraí relata que colegas de farda estariam ameaçando jovens inocentes no local. Moradores contam casos de ameaças e abusos de autoridade

ALESSANDRO LO-BIANCO E JOÃO ANTONIO BARROS
Rio - Moradores do Morro do Andaraí resolveram se juntar para denunciar supostos abusos que estariam sendo cometidos por policiais da UPP local. De acordo com o presidente da Associação dos Moradores daquela comunidade, Jorge Bidu, de 37 anos, a coragem para relatar as ameaças surgiu após O DIApublicar, na sexta-feira, que PMs da UPP do São Carlos estariam aterrorizando moradores e comerciantes — um sargento chegou a ser afastado das funções. Nesta terça-feira, um policial lotado no Andaraí confirmou à reportagem que existe ‘lista de pessoas marcadas para morrer na favela’:
Policiais ameaçam a vida de jovens em comunidades pacificadas
Foto:  Estefan Radovicz / Agência O Dia
“Estou alertando a garotada de que existem pessoas marcadas para morrer. Eles ameaçam os moradores dizendo sobre a existência desta lista, e os moradores podem confirmar, não é novidade. Mas, como sei que são garotos da comunidade, eu mesmo pedi para que eles não saíssem tarde de casa, para ninguém forjar nada contra os meninos”, disse o PM, que pediu anonimato.
Jorge Bidu foi além: “Cansamos de ficar calados. A UPP é muito bem-vinda no Andaraí. Somos a favor e confesso que estamos vivendo melhor com ela. Mas tem um grupo de policiais que precisa sair, pois eles estão ameaçando e batendo nos moradores”, denunciou.
Uma mãe, que diz ter visto o filho de 15 anos ser agredido pelos policiais, denuncia que esse grupo de PMs destruiu câmeras de segurança no morro: “Após baterem no meu filho, eu perguntei por que as câmeras foram retiradas. Eles disseram que tiraram para ninguém ver quando jogarem um no valão. Depois, me deram um tapa na cara”, disse a mulher.
O DIA constatou as câmeras quebradas. Algumas, que ficavam localizadas próximo à base da UPP, foram completamente arrancadas do local, restando apenas a fiação arrebentada. Em nota, o comandante da UPP do Andaraí, capitão Victor de Souza, diz que recebeu as denúncias dos moradores no último dia 20 e imediatamente instaurou procedimento apuratório, que está em andamento. O comando da UPP Andaraí ressaltou que não possui câmeras de segurança e que os equipamentos pertencem a comércios e não são usados para monitoramento.
Jovem diz que foi obrigado a comer fezes de cachorro
Ao lado da mãe que denunciou os PMs, um menino de 15 anos relatou como foram as agressões e humilhações sofridas: “Estava soltando pipa, e eles falaram que o local certo de soltá-la era no alto do morro, que ventava mais. No meio do caminho disseram que eu ia morrer, pois eu estava com drogas. Então, tirei um sanduíche do bolso,que minha mãe tinha feito, e disse que só tinha aquilo. Eles abriram o sanduíche, colocaram cocaína, maconha e cocô de cachorro e me obrigaram a comer”, contou, para depois concluir: “A minha sorte foi que os moradores avisaram para minha mãe, que chegou gritando no alto do morro”.
O grupo de moradores, com um caderno de anotações, deu nomes aos PMs acusados: ‘Sargento Ferreira’, ‘Maia’, ‘Cristiano’, ‘Saião’ e ‘Navarro’. Um jovem relata que, sábado, ‘Ferreira’ teria perguntado aos meninos quando eles iam arrumar armas para brincar de ‘polícia e ladrão’. “Ele disse que sabia que éramos vagabundos e que só esperava a gente arrumar armas porque matar desarmado não teria graça”.
Oficial é acusado de furto
Outro morador relata que teve os documentos furtados por um dos oficiais, que ainda o teria obrigado a quebrar o próprio celular. “Ele me revistou e pegou minha carteira de trabalho e a identidade. Logo depois começou a mexer no meu celular e colocou um funk para tocar que estava na memória. Ele disse que funk era coisa de bandido e ordenou que eu quebrasse o celular”.
A UPP do Morro do Andaraí foi inaugurada em julho de 2010
Foto:  Estefan Radovicz / Agência O Dia
Jorge Bidu, presidente da associação, reafirma que as agressões e ameaças representam atitudes de grupo isolado de policiais.
“Precisamos que eles sejam substituídos por policiais que realmente estejam comprometidos em pacificar a região, como é o caso de muitos aqui. É um trabalho de longo prazo, que eles não entendem. Tem gente que olha a polícia como uma oportunidade de estar segura. Então, isso é inaceitável”.
ANISTIAS SÃO SUSPENSAS PELO NOVO ‘01’
Ao ser anunciado como novo comandante da PM, o coronel José Luís Castro Menezes avisou, ontem à tarde, que vai suspender o decreto que anistiou os policiais punidos por faltas administrativas. A decisão, que derrubou o antecessor, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, será analisada caso a caso, e a corporação estabelecerá critérios de merecimento para evitar dúvidas e erros nos benefícios.
“A ideia é boa, mas vamos estabelecer critérios e objetivos”, adiantou Luís Castro, praticamente despejando pá de cal no decreto assinado quinta-feira por Erir e que beneficiava cerca de 450 PMs que respondem por infrações classificadas como leves.

Revisar o passado, aliás, será o centro do trabalho de Luís Castro. O oficial era responsável pelo policiamento de dez batalhões da PM na área onde ocorreram justamente os maiores confrontos entre policiais e manifestantes no Rio. Ele admite que a polícia aprendeu com os protestos e a lição trouxe novos métodos de trabalho à PM, capaz de garantir menos vítimas e baderna nas ruas.
“Temos buscado, desde o início, a medida certa para lidar com as manifestações.Se nós fizermos uma retrospectiva das manifestações, podemos concluir que a atuação da PM está mudando em cada uma dela. Nas três ou quatro últimas, não tivemos conflitos”, analisa o coronel, que abriu as portas do Quartel-General da PM aos ativistas.
O mais jovem coronel a ocupar o cargo de comandante da PM, Luís Castro, de 47 anos, avisou que manterá a mesma linha de trabalho de Erir Ribeiro. “A nossa ideia não é reinventar a roda. Já existe um planejamento estratégico operacional. Vamos discutir mudanças e, é claro, que ajustes deverão ser feitos”, pontuou o oficial.
Entre as mudanças anunciadas estão as nomeações dos novos chefes de Estado-Maior da PM: os coronéis Paulo Henrique de Moraes (operacional) e Ricardo Pacheco (administrativo). Os três foram escolhidos após duas longas reuniões do secretário de Segurança José Mariano Beltrame com assessores. A opção por Castro foi de um homem com um perfil mais de gestor do que combatente, com gosta para análise de estatísticas e logística.
Secretário afirma que faltou sensibilidade a Erir Ribeiro
Bem mais do que a anistia aos policiais, a queda do ex-comandante Erir Ribeiro da PM foi construída ao longo dos últimos meses. Foram decisões unilaterais e intempestivas que colocaram em xeque as condições de o coronel seguir à frente da tropa.
Durante a apresentação do novo comandante, o secretário José Mariano Beltrame admitiu que tomou a decisão de exonerar o oficial pelo conjunto da obra.
“Nos últimos dois meses, o comandante fez alguns movimentos que foram apresentados num momento em que a sociedade exigia transparência do estado, sensibilidade. Esses movimentos geraram um desgaste. Chegamos a conclusão que seria melhor para todos nós”, admitiu.
Sem saber o destino do coronel Erir Ribeiro — ‘Não sei se vai parar, se vai para casa’—, Beltrame fez questão de agradecer a dedicação do ex-chefe da PM. Mas seus colaboradores afirmam que o oficial, insubordinado, prestava contas direto ao governador Sérgio Cabral, sem consultá-lo, o que não deverá ocorrer com Luís Castro.
    Tags: UPP

    Nenhum comentário: