sábado, 24 de agosto de 2013

Jaguar: Bishop on the rocks

Jaguar: Bishop on the rocks

Na crônica da semana passada, Jabor, sempre brilhante, reverencia a grande poetisa Elizabeth Bishop

O DIA
Rio - Na crônica da semana passada, Jabor, sempre brilhante, reverencia a grande poetisa Elizabeth Bishop. Quando li, uma luzinha me acendeu na memória. Vou matar o Jabor de inveja: não só a conheci como, em 1963, tomei com ela um porre em Ouro Preto. Nós nos encontramos na casa do pintor Carlos Scliar. Depois que a reunião acabou, saímos, já bêbados, com uma garrafa de Chivas confiscada da adega do nosso amigo. Nunca soubemos como chegamos às nossas respectivas camas, a minha num hotel e a dela na Casa Mariana, casarão colonial que mandou restaurar antes de torrar a grana de uma herança que recebeu. Algumas coisas em comum: éramos amigos do Scliar, asmáticos, alcoólatras e amantes de versos, eu mero leitor e ela uma das maiores vozes poéticas do século 20.
Fiz as contas; na ocasião ela tinha 53 anos, e eu, 31. Testemunhas da história: Scliar, os também pintores Glauco Rodrigues e Ivan Marquetti, que estavam na casa dele, e as pedras arredondadas de pedra-sabão das ruas. Só restaram as pedras e, por motivos inexplicáveis, eu. Mas vou continuar torturando o Jabor, falando da minha parceira de gargalo. Graças ao Scliar, eu frequentava o hotel da dinamarquesa Lili Correia de Araújo, o Pouso do Chico Rey. O solar fica na Rua do Carmo, ao lado da capela, com obras do Aleijadinho. Nem o hotel Algolquin, de Nova York, é tão sofisticado.
Pra você ter uma vaga ideia: Guignard ornamentou o grande armário do salão de jantar. Vinicius sempre que podia passava uns dias lá e deixou uns versos louvando a casa. No livro dos hóspedes, nomes como Sartre e Simone de Beauvoir (levados por Jorge e Zélia Amado), Kissinger (ninguém é perfeito), Baden Powell e Neruda.
Elizabeth Bishop escreveu numa parede: “Amiga, dizer eu ouso/ de certa coisa eu sei/ desde então o chá — eu em gozo/ das coisas que sempre amei/ Lá dentro tudo é formoso / Toda madeira fé de lei / Lá dentro encontrei repouso / Lá dentro me reencontrei / Amiga, só quero pouso / no Pouso do Chico Rey.” E escreveu também na revista ‘The New Yorker’, onde colaborava: “Shakespeare and Milton / stay at (hotel) Hilton / I shall stay at Chico Rey.” Só pra tripudiar em cima do Jabor: tomei também um porre com outra grande poetisa, Hilda Hilst. Mas essa é outra história.
    Tags: Jaguar , colunista

    Nenhum comentário: