quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Editorial: Vislumbre de desastre no Galeão

Editorial: Vislumbre de desastre no Galeão

Aeroporto é esculhambado pelos cariocas e turistas

O DIA
Rio - Ainda estão bem vívidas nas retinas dos cariocas as cenas vexaminosas de peregrinos da Jornada Mundial da Juventude reféns da pane de níveis bíblicos no transporte da cidade. Por sorte, eram visitantes sem grandes exigências, acostumados a precariedades e a sacrifícios. Ajudou, na ocasião, a paz da Missa de Envio ter suplantado em parte o caos babélico do metrô e dos ônibus. Perfil bem diferente do dos que virão ao Rio ano que vem, com vistas à Copa do Mundo e à final do torneio. Por isso, causa enorme apreensão a notícia de que obras de ampliação fundamentais no Terminal 1 — ou o ‘prédio velho’ — do Aeroporto Internacional Tom Jobim não fiquem prontas a tempo.
O Galeão é esculhambado pelos cariocas e turistas. Mereceu por anos o desprezo dos usuários, dados os absurdos lá verificados todos os dias, como elevadores e escadas rolantes escangalhados, ar-condicionado nulo, desconforto generalizado e inacurácia nas operações — como atrasos e filas intermináveis. Prometeram-se obras e licitação, mas o resultado destas não se vê, ao menos a curto prazo.
O que se vislumbra, porém, com os alertas do Tribunal de Contas da União à Infraero, é iminente desastre. Turistas dispostos a gastar bom dinheiro para ver sua seleção jogar no Brasil não terão nem um vigésimo da paciência e da compreensão dos peregrinos. Para a Copa, a maioria virá de avião, o que apertará a capacidade dos aeroportos ao máximo. Então, não é hora de pensar em reformas cosméticas, mas de mexidas estruturais, avantajadas. Todo esse esforço tem de ser urgente para que a primeira impressão do Rio — que foi ruim a milhares — seja ao menos digna.
    Tags: editorial

    Nenhum comentário: