quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Editorial: O pior dos mundos do crime

Editorial: O pior dos mundos do crime

São extremamente preocupantes os indícios de associação do tráfico com a máfia das vans

O DIA
Rio - São extremamente preocupantes os indícios de associação do tráfico com a máfia das vans. O cartel do transporte pirata, notadamente na Zona Oeste, já tinha entre seus chefões bandidos da pior estirpe. Se se confirmarem as ligações com poderosas facções criminosas, o Estado terá pela frente um amálgama do mal dificílimo de combater.
A título de recordação, a milícia explora a modalidade há anos e assim prosperou, sempre às custas dos motoristas, asfixiados com taxas semanais, pedágios diários e outras extorsões, todas a reboque de ameaças e violência gratuita, pois o que impera é a sangrenta lei do mais forte. O esquema, por ser lucrativo, não se extingue nem se dissolve, o que gera uma sinistra engrenagem que nunca para de rodar.
A Prefeitura tenta pôr ordem na casa, varrendo as vans de parte da cidade, mas fora da Zona Sul o transporte alternativo irregular é forte. Por isso mesmo, as forças de segurança devem atentar para a possibilidade de estar nascendo um consórcio macabro. Se a milícia, atuante na Zona Oeste, faz atrocidades com o que suga de topiqueiros, o que pode conseguir o tráfico entrando de sócio? Dinheiro, com certeza, que logo se transformará em mais poder de fogo, mais domínio e menos paz.
E todos sabem o que pode acontecer se o tráfico recrudesce. Territórios voltam a se isolar do Estado, cidadãos de bem são subjugados, e uma miríade de crimes brota a partir daí. Hora, portanto, de rever as pistas, de apertar a fiscalização desse transporte explorado e de asfixiar o tráfico em outro tipo de transporte: o de drogas e de armas.
    Tags: editorial

    Nenhum comentário: