sábado, 17 de agosto de 2013

Despedida: Volkswagen lança versão 'Last Edition' para a Kombi

Despedida: Volkswagen lança versão 'Last Edition' para a Kombi

Histórico utilitário vai deixar de ser fabricado após 56 anos de produção

LEANDRO EIRÓ
Rio - Uma despedida merecida. A Kombi, fabricada no Brasil  desde 2 de setembro de 1957, deixará de ser produzida este ano. A Volkswagen, demonstrando carinho com o seu primeiro veículo fabricado fora da Alemanha, está lançando uma série especial que marca o adeus ao lendário utilitário brasileiro.
Primeira Kombi produzida no Brasil, em 1957
Divulgação

A Kombi Last Edition, como foi batizada a edição especial, carrega enorme importância sobre suas rodas. Imagine uma última versão do veículo de maior longevidade da indústria automobilística mundial? Pois é, esta última configuração do utilitário tem obrigação de representar a história do modelo.
E foi exatamente desta forma que a Volkswagen preparou sua última Kombi. Itens exclusivos e acabamentos que remetem às inúmeras versões do veículo, fabricadas no País desde 1957, estão na série de despedida. Para quem é apaixonado pelo utilitário, deve se dirigir logo à uma concessionária da marca, pois a Kombi Last Edition é limitada a 600 unidades e já está disponível para compra a partir deste mês.
Não é difícil identificar a série especial. A Kombi foi pintada de azul claro e tem teto, colunas e para-choques brancos. Nas laterais, os adesivos “56 anos – Kombi Last Edition” assinam o modelo exclusivo. Rodas e calotas também receberam tratamento, com viés nostálgico ao serem pintadas de branco.
Versão atual do modelo, com motor flex
Foto:  Agência O Dia

Os cuidados especiais com a série de despedida da Kombi continuam no interior. Suas janelas receberam cortinas azuis, os bancos são forrados com vinil especial trazendo bordas azuis nas pontas e faixas centrais em azul e branco. Elemento de decoração das versões mais luxuosas das décadas de 1960 e 1970, o logotipo "Kombi" vem bordado nas braçadeiras. O revestimento das laterais, portas e porta-malas segue em vinil, no azul predominante.
Para quem adquirir uma Kombi Last Edition, vai poder identificar o número de sua unidade em uma marcação em alumínio escovado no painel. A primeira delas será a "001/600", e assim por diante. Para ambientar o veículo, há sistema de som com LED, que lê MP3 e USB.
Um certificado de autenticação será outra prova dada ao comprador de que se trata de um veículo especial. Tais gracejos da Kombi Last Edition posicionaram seu preço em R$ 85 mil. A configuração 'comum' parte de R$ 46.740.
Somente o conjunto motor/câmbio não recebeu nenhum 'mimo' para a despedida da Kombi. O propulsor 1.4 l Total Flex, de 78/80 cv de potência (gasolina/etanol) segue inalterado. As tradicionais quatro marchas manuais também foram mantidas.
Na clara impossibilidade de se adaptar a nova lei brasileira, que obriga a partir de 2014 que toda frota nacional seja equipada com airbag e freios ABS, a 'velha senhora' terá de deixar as linhas de montagem. Sua estrutura não permite a implementação de tais itens de segurança. É o único motivo que vai interromper a fabricação da Kombi, pois, de forma impressionante, o utilitário de 56 anos ainda tem bastante aplicação no nosso país. Vai sim fazer muita falta.
Confira a história da Kombi no jornal O DIA de 17/08/2013
Kombi Last Edition: despedida em grande estilo
Foto:  Divulgação

    Tags: Kombi , Volkswagen

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