quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Cristina Kircher defende na ONU domínio argentino das Ilhas Malvinas

Cristina Kircher defende na ONU domínio argentino das Ilhas Malvinas

Arquipélago, localizado próximo da Argentina, está atualmente sob o domínio britânico

AGÊNCIA BRASIL
Nova York – A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, defendeu nesta terça-feira, em debate que presidiu na reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), a soberania das Ilhas Malvinas. "Não é um capricho", afirmou Cristina, diante uma plateia de ministros latino-americanos que participaram da discussão, cujo tema oficial era a cooperação entre a ONU e as organizações regionais.
"O que estamos dizendo é que queremos que seja aplicada a resolução da ONU e que os dois países [Argentina e Reino Unido] se encontrem e discutam [o assunto]", disse ela. A presidente da Argentina disse ainda que não quer "alimentar nenhuma polêmica".
Três décadas após o fim da Guerra das Malvinas, os argentinos continuam reivindicando a posse do arquipélago, atualmente sob domínio britânico. Segundo o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, isso está fora de questão. Recentemente, Cameron reiterou que não haverá negociação alguma quanto à soberania das ilhas.
Um dos argumentos argentinos é que o arquipélago está mais próximo geograficamente da Argentina do que do Reino Unido. "Essas ilhas são parte do Atlântico Sul e da Argentina", reforçou Cristina Kirchner, que pouco antes se reunira com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que por sua vez, já pediu aos dois lados que encerrem a disputa de forma pacífica.
Em 1982 os dois países envolveram-se em uma guerra pelo controle das Malvinas. O Reino Unido conseguiu manter o controle do território.
    Tags: Maldivas , Argentina

    Nenhum comentário: