domingo, 4 de agosto de 2013

Corpo do jornalista Luiz Paulo Horta é sepultado neste domingo

Corpo do jornalista Luiz Paulo Horta é sepultado neste domingo

Sessão de saudade será na próxima quinta-feira, na ABL

O DIA
Rio - O corpo do jornalista Luiz Paulo Horta foi sepultado na manhã deste domingo, no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras (ABL) - o qual era integrante -, no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Aos 69 anos, ele morreu em sua casa, no bairro de Botafogo, vítima de um infarto fulminante, na madrugada de sábado.
Luiz Paulo Horta faleceu neste sábado em sua casa no Rio
Foto:  Reprodução
O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, celebrou na manhã deste domingo, uma missa de corpo presente para a família e os amigos do jornalista. O corpo do acadêmico, sétimo ocupante da Cadeira 23 da ABL, foi velado na Sala dos Poetas Românticos, na ABL.
O imortal faria 70 anos esta semana. Luiz Paulo Horta nasceu no Rio de Janeiro em 14 de agosto de 1943. Horta deixa viúva a jornalista Ana Cristina Reis, de suas segundas núpcias, três filhos e seis netos.
A sessão de saudade será na próxima quinta-feira, dia 08 de agosto. Imediatamente após, será declarada vaga a Cadeira 23. A Presidente da ABL, Acadêmica Ana Maria Machado, determinou luto de três dias e que a bandeira da Academia fosse hasteada a meio mastro.
O acadêmico
Em 1962, iniciou o curso de Direito na PUC-RJ, logo abandonado para entrar no jornalismo. Entrou para o Correio da Manhã em 1963 e para o Jornal do Brasil, em 1964, onde ficou até 1990. Transferiu-se então para O Globo, onde continuou a trabalhar como editorialista e crítico de música. Em 1986, fundou e dirigiu a seção de música do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 2000 e 2001, dirigiu um grupo de estudos bíblicos no Centro Loyola da PUC-Rio.
Pertence à Academia Brasileira de Música e à Academia Brasileira de Arte. É membro do Conselho de Desenvolvimento da PUC-RJ e da Comissão Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Em 2000, recebeu o Prêmio Padre Ávila de Ética no Jornalismo, concedido pela PUC-RJ. Em 2010, recebeu a medalha do Inconfidente, do Governo de Minas Gerais.
Na Academia, era o responsável pela produção e apresentação da série “Música de Câmara na ABL”. Sua última participação aconteceu exatamente na quinta-feira passada, dia 1º de agosto, com o concerto “Música & Poesia”, com Carol Murta Ribeiro (piano) e Helder Parente (declamação).


    Nenhum comentário: