sábado, 24 de agosto de 2013

Cacto alucinógeno mexicano: saiba mais Cacto que causa alucinações é proibido no México, mas faz parte da cultura indígena, por isso é cultivado no deserto.

O deserto de Wirikuta, localizado no norte do México, tem um cacto alucinógeno chamado peiote, que está atraindo o turismo local. Esse cacto é proibido, mas os indígenas da região consideram sagrado e por isso, cuidam de seu cultivo.
651103 Cacto alucinógeno mexicano saiba mais 02 Cacto alucinógeno mexicano: saiba maisCacto causa alucinações (Foto: Divulgação)
Por isso, se aventurar em meio ao deserto para consumir o cacto alucinógeno é algo totalmente clandestino, mas a cada ano leva centenas de jovens locais e estrangeiros para a terra ancestral dos índios wixárika (huicholes, em espanhol).

CACTO MEXICANO COM SUBSTÂNCIAS ALUCINÓGENAS PODEROSAS

Quem vai para essa região do México para experimentar o cacto peiote tem que caminhar alguns minutos até encontrar os pequenos cactos, que não tem espinhos. O que faz deles algo alucinógeno é o seu potencial de alcaloide alucinógeno.

RITUAL PARA CONSUMO DO ALUCINÓGENO

Para consumir o alucinógeno é preciso pedir permissão ao deserto de Wirikuta, onde os huicholes acreditam que se criou o universo e que a Unesco incluiu em 1988 em sua Rede Mundial de Lugares Sagrados Naturais. É preciso fazer uma oferta para a planta, cortar só a carapaça, colocar um pouco de água no cacto e em seguida começar a come-lo. Quem já comeu diz que é amargo.
651103 Cacto alucinógeno mexicano saiba mais 01 Cacto alucinógeno mexicano: saiba maisCacto mexicano pode causar problemas para quem consome (Foto: Divulgação)

SENSAÇÃO AO COMER CACTO MEXICANO SAGRADO

As experiências de quem come o cacto alucinógeno variam muito.  Tem gente que come o peiote e fica com os sentidos aguçados e provocar constantes vômitos até levar a alucinações ou ate faz ter sensações bem desagradáveis. Os mexicanos dessa região vão vem o peiote como uma droga, e sim como algo que é sagrado.
  
O consumo do cacto mexicano é controverso, pois algumas pessoas chegaram a passar muito mal por experimentar a planta. Algumas pessoas misturam com drogas sem que o guia perceba e o efeito pode ser devastador. O turismo é o principal meio de sustento das pessoas dessa região, por isso, as autoridades fazem vista grossa para o consumo do produto. Porém, todo o cuidado é pouco.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: