sábado, 24 de agosto de 2013

Avaliação preliminar dos EUA indica que forças sírias usaram armas químicas

Avaliação preliminar dos EUA indica que forças sírias usaram armas químicas

Provavelmente governo de Bashar al-Assad aprovou atitude. Busca por provas conclusivas pode levar dias

REUTERS
Washington - Agências de inteligência dos Estados Unidos e de países aliados fizeram a avaliação preliminar de que as forças sírias usaram armas químicas em um ataque próximo a Damasco nesta semana, provavelmente com aprovação do alto escalão do governo de Bashar al-Assad, segundo fontes de segurança norte-americanas e europeias. Pelo menos 1,3 mil pessoas morreram.
As conclusões iniciais devem intensificar a pressão sobre o presidente norte-americano, Barack Obama, por uma ação mais incisiva por parte dos Estados Unidos, embora ele já tenha sinalizado que pretende manter uma posição cautelosa. Sob anonimato, fontes ouvidas pela Reuters ressaltaram que a avaliação é preliminar e que a busca por provas conclusivas ainda pode levar dias, semanas ou mais.
Ativistas sírios inspecionam os corpos das vítimas
Foto:  Reuters

Em suas primeiras declarações sobre o caso, Obama disse à emissora CNN que o suposto ataque da madrugada de quarta-feira nos subúrbios de Damasco foi "claramente um fato grande, de grave preocupação", mas salientou a importância de respeitar o direito internacional na resposta ao incidente, e alertou para os custos humanos e financeiros de um eventual envolvimento norte-americano em disputas externas.
Membros do Conselho de Segurança Nacional, do Pentágono, do Departamento de Estado e das agências de inteligência se reuniram na noite de quinta-feira na Casa Branca, mas não prepararam nenhuma recomendação ao presidente, segundo funcionários. Outras discussões estão programadas.
Uma fonte oficial admitiu que os participantes expressaram "pontos de vista diferentes", mas negou que haja uma grave divisão no governo dos Estados Unidos sobre a Síria, tema que já provocou divergências internas anteriormente.
Corpos
Foto:  Efe

Potências internacionais, inclusive a Rússia, pedem que o governo sírio coopere com uma investigação da ONU sobre o incidente. Inspetores internacionais já estavam em Damasco desde domingo para apurar suspeitas anteriores de uso de armas químicas, em incidentes considerados menos graves do que o desta semana.
A oposição síria diz que centenas de pessoas morreram enquanto dormiam por causa do ataque com armas químicas em subúrbios de Damasco dominados pelos rebeldes. O governo sírio nega ter cometido o ataque e não respondeu aos apelos internacionais sobre uma investigação independente.
Embora a avaliação preliminar dos EUA seja de que a cúpula do regime sírio autorizou o ataque, uma fonte oficial disse que não se descarta que um comandante local tenha decidido por conta própria disparar foguetes que emanam gás, preparando uma possível ofensiva terrestre.
    Tags: Síria , EUA

    Nenhum comentário: