quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Avaliação: Novo Fox BlueMotion te deixa longe do posto de combustível

Avaliação: Novo Fox BlueMotion te deixa longe do posto de combustível

Compacto equipado com novo motor de três cilindros consegue ultrapassar facilmente os 15 km/l em trecho urbano

LEANDRO EIRÓ
Rio - Em um país que não dá mais para ter esperança de um preço justo para o combustível, uma solução seria termos carros mais econômicos que os nossos modelos atuais. A Volkswagen deu um passo nesta direção ao disponibilizar seu novo motor três cilindros no Fox BlueMotion.
Fox BlueMotion: Economia de combustível garantida
Foto:  João Laet / Agência O Dia

Batizado de EA211, o bloco 1.0 l Flex possui 75 cv na gasolina e 82 cv no etanol. Boa parte da tecnologia empregada nele focou no desempenho sem abrir mão da economia de combustível. Com bloco e cabeçote de alumínio, o peso do moderno propulsor foi reduzido em 24 kg. Com o comando de válvulas variável, parece até que estamos diante de um carro 1.4 e o Fox BlueMotion mostra força já nas pequenas rotações.
Na prática
Rodando no trânsito do Rio, o compacto se mostra ágil e eficiente. A direção eletro-hidráulica facilita ainda mais a condução do veículo e com o câmbio monta um conjunto que proporciona prazer em dirigir. Mas a surpresa mais agradável do Fox BlueMotion é revelada pelo computador de bordo: o consumo de combustível atingia facilmente a média de 17 km/l, andando só na cidade. O medidor de combustível custou a descer na semana que passamos com o carro.
Vale ressaltar que tal resultado implica em um modo de condução ‘econômico’, com tocada mais regular. Para facilitar, o computador de bordo do carro exibe a melhor marcha para cada situação, orientando quando trocar. Complementando a proposta de veículo econômico, o Fox BlueMotion é calçado com pneus de baixa resistência ao rolamento, outro agente que atua na redução do consumo de combustível. O revés é que eles permitem que o compacto saia um pouco de traseira em algumas curvas, mas não chega a transmitir sensação de insegurança.
Fox BlueMotion: Motor três cilindros tem bom desempenho
Foto:  João Laet / Agência O Dia

Quem destoa da modernidade do motor é o acabamento interno do Fox BlueMotion. Mesmo sendo o modelo de testes equipado com todos os opcionais, o console, as saídas de ar, portas e o forro dos bancos trazem materiais muito simples. Falta beleza no interior do modelo. O rádio e o ar-condicionado estão bem posicionados, mas é um ambiente que lembra veículos mais antigos. O painel de instrumentos é a exceção no habitáculo, pois tem iluminação bonita e é bem funcional.
O Fox BlueMotion 2014 tem preço inicial de R$ 32.590, versão que não tem ar-condicionado, vidros elétricos, chave com controle remoto, sensor de estacionamento, entre outros itens importantes. Versões equipadas com tais recursos ultrapassam os R$ 40 mil reais, segundo o site. O custo/benefício do veículo deve ser comparado com outros modelos, mas o dueto desempenho/economia estão garantidos.

    Nenhum comentário: