sábado, 10 de agosto de 2013

Augusto Ribeiro: UPPs e trabalho

Augusto Ribeiro: UPPs e trabalho

Garantir o acesso de todos ao emprego é assegurar a cidadania, praticada também por meio de ações empreendedoras

O DIA
A taxa de desemprego vem caindo nos últimos anos no Rio, e uma das razões foi a implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que têm contribuído para a geração de emprego e renda. Na Rocinha, a chegada de novos empreendimentos comerciais está facilitando a empregabilidade de moradores que antes, para garantir uma boa renda, precisavam sair da comunidade em busca de emprego. 

O Andaraí foi mais uma favela pacificada e contemplada com as ações de empregabilidade. O Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) cadastrou moradores para as mais de 140 vagas de trabalho em 80 empresas ligadas à entidade. O Complexo do Alemão será a primeira comunidade do mundo a ganhar um shopping. Serão cerca de R$ 20 milhões de investimento para a construção. O empreendimento deverá gerar seis mil empregos diretos. 

A instalação das UPPs permitiu que serviços da SMTE fossem levados aos cidadãos, facilitando o acesso destes, sendo um exemplo o Centro de Emprego, Trabalho e Renda instalado no Morro da Providência. 

O trabalho como parte do processo de integração social foi um dos temas levantados pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude. Em suas palavras: “Do trabalho vem a dignidade da pessoa, que é o poder de ganhar o pão.”

Garantir o acesso de todos ao emprego é assegurar a cidadania, praticada também por meio de ações empreendedoras. O sentimento de pertencimento e identificação com local em que vivemos é conquistado com a participação da população nas ações cotidianas da cidade. E o trabalho é o meio mais digno para promover plenamente esta participação. 

Augusto Ribeiro - Secretário municipal de Trabalho e Emprego

    Tags: Augusto Ribeiro , UPP , Artigo

    Nenhum comentário: