sábado, 3 de agosto de 2013

Arquiteta abusa de cores claras num imóvel de apenas 35 m²

Arquiteta abusa de cores claras num imóvel de apenas 35 m²

Para evitar perda da sensação de amplitude, a cor branca e o uso de madeira em pisos e móveis foram a saída

IG
São Paulo - A proposta de decorar um apartamento de 35 m² foi encarada pela arquiteta Carolina Ouro como um desafio. Era necessário aproveitar cada centímetro e garantir conforto aos moradores. Para isso, Carolina usou tonalidades claras, planejou o sistema de iluminação cuidadosamente e abusou de madeira no piso e no mobiliário. “Se usasse cores fortes e tivesse cantos escuros, iria sobrecarregar o ambiente e afetar a sensação de amplitude”, diz. “A madeira foi essencial, pois aquece e traz conforto”, diz.
A estante vazada do projeto de Carolina Ouro é repleta de nichos que ajudam a expor objetos decorativos
Foto:  Divulgação
Nichos também foram muito usados por todo o imóvel. A estante vazada da sala de estar abusou do recurso e permitiu inserir objetos decorativos no local. Sala e cozinha foram integradas e um vidro garantiu isolamento suficiente para o preparo dos alimentos.
O vidro ajuda a delimitar os espaços sem afetar a sensação de amplitude. Medida contribui ainda para impedir que o cheiro dos alimentos se espalhe
Foto:  Divulgação
“Quisemos ganhar espaço sem deixar que o cheiro dos alimentos se espalhasse”, afirma a arquiteta. Da mesma forma, quarto e sala foram levemente separados com a presença de uma divisória em madeira. E, mais uma vez, um móvel oficializou a mudança de ambientes. “Instalei uma bancada de trabalho entre as áreas para delimitar melhor e trazer utilidade”.
O apartamento com jeito de loft recebeu ainda espelhos em diversas paredes. Carolina buscou apenas garantir que nenhum ficasse de frente para o outro, de modo a evitar uma perspectiva de “plano infinito”. O projeto de iluminação foi outro aspecto importante no projeto. A arquiteta investiu em luzes diretas, indiretas e até mesmo fitas LED para realçar detalhes, como o rasgo decorativo na cabeceira da cama. “O LED conferiu beleza ao espaço e deu mais destaque aos quadros”, diz.
A cozinha também recebeu um bonito trabalho em marcenaria. Destaque para a iluminação eficiente do local
Foto:  Divulgação

O quarto planejado por Carolina conta ainda com banheiro integrado e uma bancada de trabalho
Foto:  Divulgação

As informações são de Bruna Bessi


    Nenhum comentário: