sábado, 3 de agosto de 2013

Ameaça terrorista aos EUA está vinculada à Al Qaeda no Iêmen

Ameaça terrorista aos EUA está vinculada à Al Qaeda no Iêmen

Os EUA emitiram um alerta mundial de viagem para seus cidadãos devido à possibilidade de ataques da Al Qaeda

EFE
Washington - A ameaça terrorista que levou os Estados Unidos a emitir um alerta de viagem a seus cidadãos e a fechar suas embaixadas em vários países no próximo domingo está vinculada à Al Qaeda no Iêmen, afirmaram nesta sexta-feira fontes oficiais citadas pela emissora "CNN". A inteligência americana tem a informação de que a Al Qaeda no Iêmen estaria "nas últimas fases" do planejamento de um ataque não especificado, segundo essas fontes.
A própria inteligência monitorou "uma crescente ameaça" contra alvos americanos e ocidentais por parte da célula da Al Qaeda no Iêmen durante algumas semanas. Segundo a "CNN", há uma preocupação particular sobre a embaixada americana no Iêmen durante estes dias que coincidem com o final do Ramadã. O governo dos Estados Unidos emitiu nesta sexta-feira um alerta mundial de viagem para seus cidadãos devido à possibilidade de ataques da Al Qaeda.
Na mensagem, o Departamento de Estado adverte os americanos sobre "a possibilidade contínua de ataques terroristas", especialmente no Oriente Médio e norte da África, e que podem ocorrer ou proceder da Península Arábica. "A informação atual sugere que a Al Qaeda e as organizações ligadas à ela seguem planejando ataques terroristas" e que os "esforços" para realizá-los poderiam se concentrar "entre agora e finais de agosto", data na qual vence o alerta. Na quinta, o Departamento de Estado deu instruções para que pelo menos 18 de suas embaixadas e consulados, a maioria em países muçulmanos, permaneçam fechados no próximo domingo, dia laboral nessas nações.
A porta-voz adjunta do Departamento de Estado, Marie Harf, argumentou que esta medida foi tomada "por precaução e cuidado" em relação às pessoas que trabalham nesses locais. Em alguns casos, o fechamento pode até se estender por mais dias após domingo. Entre as embaixadas e consulados afetados por esse fechamento estão os deArgélia, Iêmen, Arábia Saudita, Bangladesh, Kuwait, Israel, Turquia, Egito, Afeganistão, Iraque e Líbia.


    Nenhum comentário: