sábado, 13 de julho de 2013

Wylma Guimarães: A Voz da Mulher na Idade Madura

Wylma Guimarães: A Voz da Mulher na Idade Madura

A velhice nos dá mais sabedoria, mas ficamos cada vez mais sozinhos

O DIA
Rio - A mulher foi até o ponto de ônibus, mexeu nos cabelos desbotados e pensou: “Será que estou muito velha?” Ajeitou a blusa que teimava em desabotoar, pois os seios eram fartos, e na cintura saltavam as gordurinhas; estava mesmo fora de forma. Completava 60 anos. Quando o marido a deixou, trabalhou duro para criar os filhos, o tempo passou sem notar — e ela, sem ser notada, perdeu a identidade de mulher e virou mamãe e vovó.
Hoje é seu aniversário, e os filhos, como têm compromissos, resolveram passar pela manhã para o abraço. Levaram presentes e ficaram 40 minutos. Eles conversaram entre si o tempo todo, só um comeu do bolo, que amavam na infância — e o pior é que nem se lembraram. Falaram muito de política, dos jogos da Copa, mas não perguntaram como ela comemoraria o aniversário, nem se precisava de algo, ou como levava a vida. “Você está bem, não é, mamãe?” “Continua com saúde, logo se vê!” “Agora você já é uma sexagenária, uma idosa, uma vovó?” Ela apenas balançava a cabeça e sorria calada.
Logo todos foram embora, tinham pressa. Saíram felizes por terem cumprido a missão ‘Abraçar a Mamãe’. Ela pegou a bolsa, bateu a porta e correu para o ponto de ônibus. Para onde iria? Nem ela mesma sabia. Na rua ninguém percebeu o sofrimento, a solidão, a tristeza, bem como a dor no estômago e no peito e as lágrimas. Pensou: “Quebrei a cara! Como será o meu futuro?”
A velhice nos dá mais sabedoria, mas ficamos cada vez mais sozinhos. Guardamos muito amor, mas o que fazer com ele se nossos queridos não estão nem aí? Como podemos lutar por aqueles que amamos se não nos querem por perto? Quem sabe ainda é tempo de viver? A ciência da longevidade mostra que ser da Idade Madura não significa levar mais tempo para morrer, e, sim, viver bem por muito tempo, com saúde, disposição e felicidade, curtindo a vida e o amor. Que não tem idade.

Professora e jornalista especialista em políticas públicas


    Nenhum comentário: