sábado, 27 de julho de 2013

Quebra-quebra em protesto contra Cabral para a Paulista

Quebra-quebra em protesto contra Cabral para a Paulista

Manifestação começou pacífica, mas mascarados depredaram nove bancos em SP

O DIA
São Paulo - A Avenida Paulista, em São Paulo, parou por conta de um protesto de cerca de 500 pessoas solidárias às manifestações contra o governador Sérgio Cabral (PMDB) no Rio. A manifestação começou pacífica às 19h50, com a interdição parcial da via e ruas vizinhas. Mas, às 19h30, manifestantes com rostos cobertos começaram a depredar e pichar agências bancárias, e uma hora depois houve confronto com PMs. Um dos gritos de guerra era “o carioca é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo”.
Paulistas pedem impeachment do governador carioca Sergio Cabral
Foto:  Reprodução Internet
Até as 21h30, nove bancos haviam sido atacados, além de uma base da PM. Manifestantes também picharam a Estação Trianon-Masp, do metrô. Uma concessionária foi depredada, e um veículo da TV Record, atacado. Barras de ferro foram usadas para os atos de violência, e a polícia usou bombas de gás lacrimogêneo para desbloquear a Paulista. O trânsito ficou caótico, e motoristas deram marcha a ré para fugir do tumulto.
O protesto também era contra a reação da PM do Rio a manifestações e exigia explicações para o sumiço do pedreiro Amarildo Silva, 42 — ele desapareceu em ação policial na Favela da Rocinha.
Outro slogan era “Alckmin, pode esperar, a tua hora vai chegar”, em referência ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).
Comércio fechado, recorde de engarrafamento e chuva
Pouco antes das 21h, os manifestantes voltaram a fechar a Avenida Paulista, o que levou lojas, academias e bares da região a fechar as portas. Ao mesmo tempo, São Paulo ainda enfrentava engarrafamento recorde, de 300 km, causado por um acidente com três carros, às 14h30, na Zona Leste — uma pessoa morreu, e duas ficaram feridas. Tudo isso agravado pela chuva.
Em Belo Horizonte (MG) um grupo de 50 pessoas fechou ruas em solidariedade aos protestos do Rio.



    Nenhum comentário: