sábado, 13 de julho de 2013

Primeiro reitor eleito do Pedro II, Oscar Halac fala dos desafios na instituição

Primeiro reitor eleito do Pedro II, Oscar Halac fala dos desafios na instituição

Há mais de três décadas no CPII, professor comandará um dos mais tradicionais colégios do Rio nos próximos quatro anos

O DIA
Rio - Uma tradicional instituição de ensino com 13 mil alunos vive uma nova fase dentro dos seus 175 de fundação. No início deste mês de julho, o Colégio Pedro II conheceu o seu primeiro reitor eleito. Trata-se do professor Oscar Halac, 53 anos, e que está há mais de três décadas na instituição. Com 51,04% dos votos contra 48,96% do professor Tarcísio Motta, Halac tem como principal meta é construir um regimento interno e sólido no Pedro II.
"O Pedro II está pronto para enfrentar todos esses desafios estão surgindo, mas é preciso que a comunidade esteja incluída de maneira plural na instituição e contamos com a participação de toda a nossa comunidade. Reformar o projeto político pedagógico também é importante para o colégio", afirma.
Oscar Halac, de 53 anos, foi eleito com 51,04% dos votos
Foto:  Reprodução Internet
Diretor da antiga unidade (hoje Campus) Duque de Caxias, Oscar Halac planeja melhorar a conexão entre todos os polos do Pedro II.
"Pretendo propor ao Conselho Superior uma forte ação de curso de extensão comunitário. Creio que se eu conseguir isso e conseguir melhorar ainda a relação interpessoal do colégio, terei dado a minha contribuição ao Pedro II", diz.
A presença dos estudantes nas manifestações que tomaram conta do país no mês passado foi visto com bons olhos pelo novo reitor.
"Vejo como uma evolução do processo sociológico e o país começa se auto conhecer, começa a ter um processo de uma nação democrática. Vejo como um processo natural da democracia no Brasil", afirma Halac, lembrando em seguida da participação dos alunos na eleição do colégio.
"Os alunos tiveram 33,33% direitos a votos. Até mesmo pela qualidade da participação ela foi importante e decisiva. Eles responderam muito bem, dando uma bela demonstração de cidadania e mostrando sua importância para o Pedro II", completa. Além dos alunos, tiveram direito a votos o corpo docente e o técnico administrativo.
Oscar Halac depende da nomeação do Governo Federal, através do Ministério da Educação, para iniciar seu mandato de quatro anos.
Alunos ilustres passaram pelas salas do Pedro II
Atualmente o Pedro II tem 13 mil alunos matriculados, e muitos deles, no futuro, podem fazer parte de uma ilustre lista dos que passaram pela instituição. Cinco ex-presidentes da República (Floriano Peixoto, Hermes da Fonseca, Nilo Peçanha, Rodrigues Alves e Washington Luís) vestiram o tradicional uniforme do colégio, além de juristas, jornalistas e cantores, que hoje em dia fazem um enorme sucesso pelo país, como o sambista Arlindo Cruz.

Reportagem de Paulo Henrique Gomes


    Nenhum comentário: