sábado, 20 de julho de 2013

Polícia turca usa canhões de água em novos protestos em Istambul

Polícia turca usa canhões de água em novos protestos em Istambul

Manifestações deste sábado foram desencadeadas quando a polícia bloqueou o aceso ao Parque Gezi

O DIA
Turquia - A polícia turca disparou canhões de água para dispersar centenas de manifestantes que rumavam em direção ao Parque Gezi, no centro de Istambul e epicentro dos intensos protestos contra o governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.
As manifestações deste sábado foram desencadeadas quando a polícia bloqueou o aceso ao parque, onde um casal que se conheceu durante as passeatas anti-governo do mês passado planejava se casar. O casal chegou a enviar um convite pela Internet a seus seguidores.
Batalhões de choque perseguiram os manifestantes por ruas laterais que se distanciam da Praça Taksim, onde está localizado o Parque Gezi.
A intervenção policial foi a primeira em uma semana em Istambul depois que os manifestantes marcharam em Taksim na semana passada, revoltados com um projeto de lei patrocinado pelo governo que tiraria de uma associação de arquitetos e engenheiros envolvidos nos protestos a autoridade final em projetos de planejamento urbano.
O que começou como um pequeno protesto contra reformas no Parque Gezi levou a uma onda nacional de manifestações no mês passado contra Erdogan, acusado por seus críticos de se tornar cada vez mais autoritário.
Cinco pessoas morreram e milhares ficaram feridas durante a repressão policial por toda a Turquia, que representou o maior desafio ao governo de uma década de Erdogan. Embora os protestos tenham em grande parte minguado por todo o país, algumas demonstrações persistiram em Istambul e na capital, Ancara.
Reuters


    Nenhum comentário: