segunda-feira, 1 de julho de 2013

Marcha das Crianças mobiliza mais de 500 pessoas em protesto em Brasília

Marcha das Crianças mobiliza mais de 500 pessoas em protesto em Brasília

Movimento surgiu da vontade de pais e mães de participar de protestos na cidade em defesa de melhorias sociais

AGÊNCIA BRASIL
Brasília – Mais de 500 crianças, adolescentes, pais e mães se uniram na manhã deste domingo, ao som de música e com dança e histórias infantojuvenis, em um protesto pacífico, no Parque da Cidade, em Brasília, segundo cálculos da Polícia Militar (PM) e da organização do evento. A Marcha das Crianças surgiu da vontade de pais e mães de participar de protestos na cidade em defesa de melhorias sociais, do combate à corrupção e de mais ação das autoridades.
“Estou aqui porque eu quero mais escola para as crianças e também que as crianças consigam brincar mais e se divertir”, disse Marcelo, de 7 anos, filho da jornalista Ana Laura Cartaxo, de 28 anos, uma das idealizadoras do projeto. “Como mãe, acredito que devo ensinar aos meus filhos a importância de se manifestar e cobrar ações das autoridades”, disse .
Marcha das Crianças mobiliza mais de 500 pessoas em protesto pacífico em Brasília
Foto:  Agência Brasil

As amigas Mariana Andrade, de 30 anos, e Fernanda Pinheiro, de 34 anos, uniram-se a Ana Laura e organizaram a Marcha das Crianças usando as redes sociais para mobilizar pais e mães da cidade. O esforço das três ganhou o apoio de artistas que promoveram uma manhã de festa e alerta no Parque da Cidade.
“A gente queria muito estar nos protestos, mas devido à rotina das crianças e da própria vida não deu, então o nosso modo de protestar é aqui”, disse a publicitária Fernanda Pinheiro. “Vamos manter a mobilização até que as autoridades respondam às expectativas da gente”, acrescentou a engenheira Mariana Andrade.
Catarina Pinheiro, de 6 anos, demonstrou que sabe exatamente por que participou da manifestação. “Eu estou aqui porque quero um Brasil melhor com mais escolas, mais saúde e transporte para todo mundo”, disse ela, filha de Fernanda.
A cozinheira Cleia de Araújo e o marido Francisco Gonzada dos Santos, que é servidor público, levaram ao protesto alguns dos 11 filhos. Segundo eles, a participação é importante para ensinar desde cedo a necessidade de cobrar os direitos e cumprir os deveres. “Trouxe meus filhos porque acredito que é importante reivindicar e correr atrás, é de cedo que se começa a ter consciência”, disse ela. “O Brasil tem uma taxa de impostos altíssima e não retribui isso para a população”, completou Santos.
As filhas do casal demonstraram que a lição ensinada pelos pais é válida. “Estou aqui porque logo vou fazer faculdade e discordo do sistema do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] para o ingresso na universidade, estou aqui também por isso”, ressaltou a estudante Yasmin Araújo, de 13 anos. “Falta um pouco de tudo: educação, saúde e transporte. Por isso acho importante participar dos protestos”, disse Kaylane Araújo, de 10 anos.
Em meio às cobranças, houve apresentações de teatro e dança. Bonecos gigantes encantaram as crianças, que seguravam faixas e cartazes, feitos pelos pais, exigindo melhorias sociais e o fim da corrupção no país.


    Nenhum comentário: