quinta-feira, 4 de julho de 2013

Mangueira oferece 3.500 vagas em cursos profissionalizantes

Mangueira oferece 3.500 vagas em cursos profissionalizantes

Escola de samba abre suas portas para qualificar jovens da comunidade

O DIA
Rio - A Estação Primeira de Mangueira está com inscrições abertas, até o dia 12 de julho, para 34 cursos gratuitos de qualificação profissional. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro) e vai oferecer 3500 vagas para formação em áreas como informática, turismo, hotelaria, idiomas, moda e estética. As aulas serão ministradas nos turnos da manhã, tarde e noite, em três locais: na quadra da escola, na Vila Olímpica e no Cetep Mangueira.
Os interessados devem ter no mínimo 15 anos e podem se inscrever somente pela internet, através do site www.faetec.rj.gov.br. Os documentos necessários para inscrição são os seguintes: identidade, CPF (do próprio candidato), certidão de nascimento, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Para a matrícula, o candidato deverá levar ainda comprovante de certificação (somente para cursos de nível avançado), xerox da identidade ou CPF e uma foto 3x4 recente.
Chiquinho da Mangueira e Aramis: presidente e vice da verde e rosa
Foto:  Diego Mendes / Divulgação

Os candidatos serão escolhidos por sorteio, a ser realizado também em 12 de julho, após o encerramento das inscrições. Os contemplados deverão se matricular entre 15 e 22 de julho, indo pessoalmente ao endereço do Cetep Mangueira, na Rua Visconde de Niterói, 1364. As aulas começam no dia 5 de agosto.
Entre os cursos oferecidos estão os de camareira para meios de hospedagem, costureiro, bordado e customização, confeiteiro, panificação, salgadeiro, cabeleireiro, maquiador, manicure e pedicure, agente de informações turísticas, inglês e espanhol para serviço turístico, informática (em cinco níveis), programador web, Java, redes, montador e reparador de computadores, operador de editoração eletrônica, assistente administrativo, auxiliar de recursos humanos, encanador instalador predial, eletricista instalador predial de baixa tensão, pintor de imóveis, italiano, francês, inglês e espanhol.
Cursos de qualificação voltam à quadra da escola
Pioneira entre as escolas de samba a oferecer cursos de qualificação em sua quadra, a Mangueira volta a está prática após um hiato de sete anos.
“O programa social da Estação Primeira de Mangueira, na Vila Olímpica, é um exemplo de cidadania e agora estende seus projetos para a quadra, criando um centro de referência profissional”, afirmou Chiquinho da Mangueira, presidente da escola.
“Queremos proporcionar oportunidades de crescimento humano e profissional para os moradores da região. Nossos projetos têm como objetivo gerar inclusão no mercado de trabalho e, principalmente, o resgate da auto-estima e da cidadania. Além da importância cultural, uma escola de samba tem um indiscutível papel social”, acrescentou Chiquinho.
Confira abaixo os cursos oferecidos
Quadra - Cabeleireiro, manicure, pedicure, maquiador, bordado e customização;
Cetep - Idiomas (Inglês, Espanhol, Francês e Italiano), inglês para serviço turístico, espanhol para serviço turístico, assistente administrativo, agente de informações turísticas, camareira em meios de hospedagem, confeiteiro, panificação, salgadeiro, almoxarifado, recursos humanos, departamento pessoal, informática I, II, III e IV, montador e reparador de computadores, análise de dados com excel, auxiliar em administração em redes, operador de editoração eletrônica, programador web e java;
Vila Olímpica - Eletricista instalador predial de baixa tensão, encanador instalador predial, NR10 normas regulamentadoras e pintor de imóveis.


    Nenhum comentário: