quinta-feira, 4 de julho de 2013

João Batista Damasceno: Entendendo as manifestações

João Batista Damasceno: Entendendo as manifestações

Ainda se busca compreender e explicar as recentes manifestações pelo país

O DIA
Rio - Ainda se busca compreender e explicar as recentes manifestações pelo país. Políticos de oposição responsabilizam o governo, e o governo ainda não sabe a quem responsabilizar. Empresas de comunicação se posicionam de acordo com os seus interesses. A boataria que levou aos saques do Bolsa Família já denotava desconfiança e era indicativa de que isto poderia acontecer. Mas as instituições não o perceberam. Ao contrário, o ministro da Justiça colocou a Polícia Federal para apurar boato, o que nos dá dimensão do que há na cabeça dos que tomam decisões nos governos.
Há quem sugira a obra do fundador da psicanálise, Sigmund Freud, ‘O Mal-estar da Civilização’ para compreensão das ocorrências. A cultura e a civilização que limitam os desejos também propiciam a vida comum. No estado de natureza, os mais fracos nada podem. Civilização é urbanidade. É limite e respeito ao outro na construção de espaço comum de vivência. A obra não ajuda a explicar o que presenciamos. Outras obras clássicas poderiam ser invocadas: ‘Psicologia das Massas’, também de Freud, ou ‘Psicologia de Massas no Fascismo’, de Wilhelm Reich. Ainda não chegamos lá. Não foram as massas, entorpecidas por um ideal ou líder carismático, conduzidas nas manifestações. Mas lamentavelmente estamos caminhando neste obscuro caminho de fascistização da sociedade.
O decréscimo de consumo da Classe C, após experimentação de prosperidade nas últimas duas décadas, o aparecimento de dinheiro para as obras da Copa quando se dizia inexistir para outras demandas da sociedade e o mal-estar generalizado pelos constantes abusos a que a população sempre sofreu foram o que uniu o povo nas manifestações. O que o corpo experimenta fica nele registrado. Os que andam de trem, ônibus e metrô lotados, sofrem com os abusos da polícia e temem pelos seus futuros ou de seus filhos são os que têm capacidade de entender o inconformismo traduzido em manifestação. O mal-estar social expresso nas manifestações foi um basta às violações cotidianas aos direitos.

Doutor em Ciência Política pela UFF e juiz de Direito. Membro da Associação Juízes para a Democracia


    Nenhum comentário: