quinta-feira, 4 de julho de 2013

Gilberto Braga: Fugindo dos aumentos

Gilberto Braga: Fugindo dos aumentos

O Governo decidiu não prorrogar o IPI mais baixo para a chamada linha branca

O DIA
Rio - O Governo decidiu não prorrogar o IPI mais baixo para a chamada linha branca e por isso o imposto do fogão, geladeira, máquina de lavar, tanquinho, móveis e laminados, luminárias e papel de parede vai subir e, consequentemente, os preços para o consumidor também. Depois de manter o IPI menor por um bom tempo para turbinar a economia, a decisão governamental não parece acertada. Ora, se o objetivo é era aquecer o consumo das famílias e o PIB continua medíocre, qual a razão do aumento de impostos agora? Nem você e nem ninguém entendeu.
O setor de varejo, por enquanto, ainda não reajustou os preços dos produtos. Se as vendas já não estão lá essas coisas, imagina como ficarão se o aumento for repassado? Por isso, os varejistas decidiram que vão tentar manter os preços até o fim de agosto. Para isso, se estocaram antes do aumento e vão diminuir as margens de lucro.
Para você que está precisando ou pensando trocar um desses eletrodomésticos, a hora de tomar essa decisão é agora. Até o fim do mês que vem ainda será possível encontrar fogão, geladeira e máquina de lavar mais baratos. Por incrível que pareça, a falta de coerência da medida do governo pode apressar o consumo de alguns para escapar da carestia do preços.
Professor de Finanças do Ibmec


    Nenhum comentário: