sábado, 27 de julho de 2013

Em outubro, celulares do Rio ganham nono dígito

Em outubro, celulares do Rio ganham nono dígito

Acréscimo de mais um 9 à frente dos oito números valerá para os DDDs 21, 22 e 24

AURÉLIO GIMENEZ
Rio - Assim como já ocorre na capital de São Paulo desde julho de 2012, os municípios fluminenses ganharão mais um dígito 9 à frente de todos os números de linhas de celulares. A mudança no Rio, que também atingirá o Espírito Santo, será a partir do dia 27 de outubro, mas já está sendo avisada pelas operadoras por meio de mensagens no celular de seus clientes. 
Usuários de telefones celulares já estão sendo avisados do acréscimo do novo dígito que ocorre em outubro
Foto:  EBC
A alteração é determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e tem por objetivo dar continuidade ao aumento da disponibilidade de números de telefones móveis no país. Conforme dados da agência, junho encerrou com 265,7 milhões de linhas de celulares no Brasil.
Conforme a Resolução 553 da Anatel, serão acrescidos com o dígito 9 os DDDs 21, 22 e 24 (Estado do Rio) e os DDDs 27 e 28 (Espírito Santo). Ainda segundo a agência reguladora, a partir do próximo dia 25 a alteração também será complementada nos demais municípios do Estado de São Paulo — DDDs 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19.
No Rio, as principais operadoras de telefonia celular já informam a seus clientes por meio de comunicados sobre o acréscimo de mais um número. No momento da discagem, o nono dígito deverá ser acrescentado por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para linhas móveis dos estados de São Paulo, Rio e Espírito Santo, independentemente do local de origem das chamadas.
Por um tempo determinado, as ligações discadas com oito dígitos ainda serão completadas, para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente haverá interceptações das chamadas e os usuários receberão mensagens com orientações. Após o período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.

Nenhum comentário: