sexta-feira, 5 de julho de 2013

Egito inaugura etapa com novo presidente e detenção de islamitas

Egito inaugura etapa com novo presidente e detenção de islamitas

Forças Armadas tomaram o poder na quarta-feira. Paradeiro de Mursi é desconhecido

EFE
Cairo - O Egito inaugurou a nova etapa imposta pelo Exército com um presidente interino, Adly Mansour, que assumiu o cargo nesta quinta-feira em substituição de Mohammed Mursi, enquanto continua a busca e detenção de líderes da Irmandade Muçulmana.
Em cerimônia solene, Mansour prestou juramento perante a assembleia geral do Tribunal Constitucional, a instância que ele mesmo presidia até agora. "A revolução do dia 30 de junho corrigiu a revolução de 25 de janeiro de 2011 (que derrubou Hosni Mubarak)", disse Mansour. Ele é o novo líder que deverá convocar e supervisionar eleições presidenciais durante um período interino, e poderá fazer declarações constitucionais e designar um chefe de Governo com prerrogativas.
O presidente do Constitucional substituiu Mursi na Presidência de acordo com o plano traçado pelas Forças Armadas, que na quarta-feira depuseram o islamita com o respaldo de líderes religiosos, políticos e de cidadãos que saíram em massa às ruas. O novo roteiro estabelece também a suspensão temporária da Constituição, que deverá ser remodelada por um comitê de especialistas, e a formação de um Governo de união nacional.
No âmbito judicial, o Conselho Superior da Magistratura restituiu nesta quinta ao procurador-geral, Abdelmeguid Mahmoud, no lugar do anterior, Talaat Ibrahim, nomeado por Mursi. Após o golpe militar, uma das primeiras medidas que as autoridades tomaram foi começar a deter líderes da Irmandade Muçulmana, grupo islamita no qual Mursi militou até chegar ao poder há um ano, após ganhar as primeiras eleições presidenciais democráticas do Egito.
A televisão estatal do Egito confirmou a detenção do guia espiritual do grupo, Mohammed Badia, que tinha sido acusado de instigar o assassinato de manifestantes pacíficos contra o deposto presidente Mohammed Mursi. Por enquanto, o paradeiro de Mursi é desconhecido. No entanto, foi emitida uma ordem judicial que príbe o ex-presidente de sair do país.
O islamita está sendo investigado pelas acusações de haver insultado o Poder Judiciário junto com outros oito dirigentes da Irmandade através da imprensa. Espera-se que, a partir da próxima segunda-feira, um juiz designado pelo Ministério da Justiça interrogue Mursi por causa de seu discurso à nação no dia 26 de junho, quando denunciou vários juízes por supostamente terem participado de fraudes eleitorais na era Mubarak.
Entre os outros investigados, destacam-se o guia espiritual anterior do grupo Mohamed Mahdi Akef e o presidente do seu braço político, o Partido Liberdade e Justiça (PLJ), Saad Katatni, que já foram detidos. Também foram detidos o vice-guia espiritual Rachad Bayumi e o ex-deputado da Câmara Baixa Mohammed el Omda. Além disso, a Promotoria ordenou a detenção do "número dois" da Irmandade, Jairat al Shater, acusado de instigar o assassinato de manifestantes pacíficos contra o deposto presidente.
A Irmandade Muçulmana rejeitou "o golpe de Estado contra o presidente eleito e a vontade do povo", e se negou a participar de negociações com as novas autoridades. "Rejeitamos as práticas repressivas do Estado policial, como os assassinatos, as detenções e a restrição à liberdade dos meios de comunicação", acrescentou, em alusão aos últimos fechamentos de televisões islâmicas e detenções de seus responsáveis. Também pediram aos manifestantes que protestem de forma pacífica e criticaram qualquer tipo de violência.
Pelo menos 16 pessoas, entre eles um oficial da Polícia, morreram nos confrontos em várias localidades egípcias após o anúncio do Exército, que motivou protestos de seguidores de Mursi. Em geral, as ruas do país recuperaram a tranquilidade. Na praça Tahrir, uma multidão de pessoas continuou festejando a saída de Mursi do poder. No plano internacional, Turquia e Tunísia foram dos poucos países a condenar o golpe de Estado, frente às felicitações dos estados árabes ao povo egípcio e aos apelos do Ocidente para se respeitar os direitos de Mursi.


    Nenhum comentário: