terça-feira, 2 de julho de 2013

Diretor-geral e vice-diretor do Banco Vaticano renunciam

Diretor-geral e vice-diretor do Banco Vaticano renunciam

Casos de fraude e corrupção vieram à tona na sexta-feira passada

EFE
Cidade do Vaticano - O diretor-geral do Instituto para as Obras de Religião (IOR), conhecido como Banco Vaticano, Paolo Cipriani, e o vice-diretor, Massimo Tulli, renunciaram do cargo, informou nesta segunda-feira o Vaticano.
A renúncia de ambos, que foi aceita pela Comissão de Cardeais e pela direção da superintendência, acontece após a detenção na sexta-feira passada do alto prelado Nunzio Scarano, acusado de fraude e corrupção em uma investigação sobre as supostas irregularidades da instituição bancária vaticana.
Prelado Nunzio Scarano, acusado de desvio de dinheiro em banco do Vaticano
Foto:  Reprodução Internet

"O diretor do IOR, Paolo Cipriani, e o vice-diretor, Massimo Tulli, renunciaram a seus cargos. Após muitos anos de serviço, os dois tomaram essa decisão no melhor interesse do instituto e da Santa Sé", afirmou o Vaticano em uma nota. Acrescentou que "o Conselho Supervisor e a Comissão de Cardeais aceitaram as demissões e pediram ao presidente do IOR, Ernst von Freyberg, que assuma de maneira interina as funções de diretor-geral com efeito imediato" .
A Autoridade de Informação Financeira (AIF), organismo criado em 2010 para vigiar a transparência financeira da Santa Sé, foi informada, assim como a comissão especial criada pelo papa Francisco no último dia 26 de junho para a reforma do IOR.
Von Freyberg será auxiliado por Rolando Marranci, que assumirá de maneira interina a vice-direção do IOR, e Antonio Montaresi, como responsável de projetos especiais. Marranci trabalhou em um banco italiano em Londres como chefe de operações e Montaresi em várias entidades dos Estados Unidos como diretor de riscos.


    Nenhum comentário: