sábado, 20 de julho de 2013

Dilma falta à reunião do PT

Dilma falta à reunião do PT

Ausência da presidenta no encontro nacional do partido é criticada por José Dirceu

O DIA
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff não compareceu à reunião do Diretório Nacional do PT, em Brasília. Apesar de aguardada por dirigentes do partido, ela teve um encontro, que não constava de sua agenda oficial, com ministros no Palácio da Alvorada para tratar do esquema de segurança da visita do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
O ex-ministro José Dirceu participa da reunião do Diretório Nacional do PT
Foto:  Dida Sampaio
A decisão de Dilma gerou críticas dentro do PT. O ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, classificou a ausência da presidenta na reunião como “inaceitável” e uma atitude de desrespeito ao partido.
Dilma enviou uma carta ao PT justificando sua ausência no encontro nacional. O documento foi lido na abertura da reunião pelo presidente do partido, deputado estadual Rui Falcão (SP). Na carta, a presidenta afirmou que sua ausência foi motivada por tarefas relacionadas à visita do Papa Francisco. 
Ainda no documento, Dilma afirmou ser necessário mais do que ouvir as ruas. “Não basta ouvir, é necessário fazer”, disse.
A presidenta voltou a defender um plebiscito sobre a reforma política, com o objetivo de mudar critérios de representação e o sistema eleitoral.

Durante a reunião do PT, um grupo de militantes protestava em frente à sede do partido, pedindo a saída do deputado Cândido Vacarezza (SP) da coordenação do grupo de trabalho na Câmara para discutir a reforma política. Uma corrente defende a aprovação de uma reforma com efeitos em 2014, mas Vacarezza afirma que isso só deveria valer para as eleições de 2018.


    Nenhum comentário: