sábado, 6 de julho de 2013

Dicas para melhorar filtro antispam Ajustando algumas configurações dos filtros anti-spam do seu webmail, você pode ficar ainda mais protegido e livre das mensagens indesejadas.



Um dos meios de comunicação  mais populares desde o surgimento da internet, o e-mail trouxe inúmeras utilidades, facilitando bastante a nossa vida. Mas juntamente com todas as facilidades, também vieram algumas práticas inadequadas, que transformaram o correio eletrônico em um canal de atuação muito usado pelos criminosos virtuais.
639415 dicas para melhorar filtro anti spam 600x600 Dicas para melhorar filtro antispamAs mensagens de Spam costumam trazer propagandas indesejadas e textos falsos, cujo objetivo é enganar os destinatários (Foto: Divulgação)
Tais práticas obscuras são representadas principalmente pelos spams, mensagens que carregam propagandas indesejadas e textos falsos, cujo objetivo é enganar as pessoas para roubar dados sigilosos e até mesmo dinheiro.
Mas ao mesmo tempo em que os cibercriminosos inventaram novas maneiras de atuação através dos e-mails, praticamente todos os serviços de webmail, como o GmailYahoo! e o Hotmail, que estão entre os mais populares, desenvolveram armas poderosas para combatê-los.
Batizados de filtros anti-spam, esses recursos atuam, de forma geral, separando as mensagens identificadas como conteúdo suspeito, separando-as em uma pasta exclusiva, evitando que elas apareçam na caixa de entrada, dando ao usuário a chance de eliminá-las.

MELHORANDO OS FILTROS ANTI-SPAM

639415 dicas para melhorar filtro anti spam 1 600x600 Dicas para melhorar filtro antispamOs filtros de spam podem ser acessados através da configuração da sua conta de e-mail (Foto: Divulgação)
Em sua forma padrão, os filtros de proteção anti-spam já disponibilizam uma boa proteção para as contas de e-mail. Mas fazendo alguns ajustes, eles podem ficar ainda mais eficientes.
  
Uma das dicas para melhorar filtro antispam é gerenciar a função conhecida como “lista negra” em alguns dos webmails. Nela, você pode adicionar endereços de e-mail, domínios ou IPs daquelas pessoas que enviam spams, para que tais mensagens não cheguem mais à sua conta.
639415 dicas para melhorar filtro anti spam 2 600x600 Dicas para melhorar filtro antispamNo caso do Outlook, antigo Hotmail, o usuário pode bloquear usuários que rotineiramente enviam spams (Foto: Divulgação)
Da mesma forma, também dá para gerenciar a “lista branca”, que é justamente o contrário, ou seja, o usuário adiciona aqueles e-mails, domínios ou IPs de pessoas consideradas confiáveis, cujas mensagens chegarão direto à caixa de entrada, sem passar pelos filtros.
Outras formas de melhorar o filtro antispam são utilizar o recurso de bloquear imagens das mensagens recebidas; utilizar filtros de links e palavras; e verificar sempre a pasta “Spam”, para saber se não há mensagens consideradas como spam de forma errônea.

COMO MODIFICAR A CONFIGURAÇÃO DOS FILTROS ANTI-SPAM

639415 dicas para melhorar filtro anti spam 3 600x600 Dicas para melhorar filtro antispamMenu de configuração da conta no Outlook - antigo Hotmail (Foto: Divulgação)
Para acessar a configuração dos filtros anti-spam e fazer alterações no modo de atuação deles, é preciso abrir o menu de configuração da sua conta de e-mail e procurar pela opção “Filtros” ou pela pasta “Spam”, lembrando que a nomenclatura pode variar, dependendo do serviço utilizado.

Nenhum comentário: