sábado, 27 de julho de 2013

Dicas para levantar a autoestima A autoestima é essencial para nossa saúde física e mental. Confira dicas para levantar a autoestima.

As brigas com as amigas, perda do emprego e levar um fora do namorado são alguns dos motivos que podem deixar a autoestima baixa. Todas as pessoas, mais dia ou menos dia, podem se sentir inseguras. Porém, é necessário levantar a cabeça e reverter essa situação. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas para melhorar a autoestima.
644884 É preciso ter uma boa autoestima. Foto divulgação Dicas para levantar a autoestima É preciso ter uma boa autoestima. (Foto: divulgação)

CARACTERÍSTICAS DA BAIXA AUTOESTIMA

A autoestima é a opinião e o sentimento que cada pessoa tem de si mesma. Ter uma boa autoestima significa ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si mesma. Dentre as características que uma pessoa com baixa autoestima apresenta estão:
  • Insegurança;
  • Perfeccionismo;
  • Inadequação;
  • Dúvidas constantes;
  • Não permite errar;
  • Aprovação;
  • Reconhecimento;
  • Necessidade de agradar;
  • Sentimento vago de não ser capaz de fazer algo.

CAUSAS DA BAIXA AUTOESTIMA

Dentre as principais causas da baixa autoestima estão as criticas e autocriticas, culpa, abandono, rejeição, vergonha, carência, frustração, inveja, timidez, medo, humilhação, raiva, insegurança, perdas e dependência.
Normalmente esse problema começa a se formar na infância, a partir de como as outras pessoas nos tratam. Quando criança é possível aumentar ou destruir a autoconfiança. A baixa autoestima geralmente está relacionada aos valores ensinados dentro da própria família.
644884 Procure motivação na vida. Foto divulgação Dicas para levantar a autoestima Procure motivação na vida. (Foto: divulgação)

DICAS PARA LEVANTAR A AUTOESTIMA

1. Tente descobrir seu melhor lado: já percebeu como temos lados para melhor fotografarmos. Coisas que fazem parte de nos funciona da mesma forma. Procure buscar as melhores coisas que você tem dentro de si.
  
2. Aceite sua maneira de ser: você pode mudar a cor do cabelo quando estiver incomodando. Os tratamentos de beleza fazem parte disso. Também é possível melhorar a forma de querer sempre que a sua vontade seja realizada.
3. Deixe de lado as comparações: procure admirar as qualidades das pessoas e queira copiar as coisas boas e deixe as ruins de lado. Seja corajoso e tome suas próprias decisões. O mais importante é saber o que você deseja.
4. Comemore as vitorias:foi bem na prova, pediu desculpas para alguém, conseguiu conversar com a mãe ao invés de brigar. Procure comemorar essas pequenas vitorias, pois elas ajudam a melhorar a autoestima.
644884 Confie em si mesmo. Foto divulgação Dicas para levantar a autoestima Confie em si mesmo. (Foto: divulgação)
A autoestima faz parte do nosso bem-estar físico e mental. Manter a estima elevada nos ajuda a ter mais ânimo para realizar as atividades diárias. As crianças com problemas de autoestimamerecem atenção especial para que isso não interfira no seu desenvolvimento mental e social. Aposte nas dicas para levantar a autoestima e tenha uma vida mais tranquila emocionalmente.

Nenhum comentário: