sexta-feira, 5 de julho de 2013

Amadeu Garrido de Paula: Educação e Saúde nas sombras

Amadeu Garrido de Paula: Educação e Saúde nas sombras

O Brasil é o país da sigla e dos percentuais

O DIA
Rio - Em votação simbólica, o Senado destinou 75% dos recursos oriundos da exploração do petróleo à Educação; a Saúde ficou com 25%, alterando-se o plano originário de 100% à Educação. Na Câmara e na sanção presidencial, nenhuma alteração está à vista.
O Brasil é o país da sigla e dos percentuais. Ninguém conversa francamente com o povo. Daí o inesperado terremoto que abalou todas as terras brasileiras. Um percentual só faz sentido sobre uma base de cálculo correta e concreta. E se há nuvens grégias e densas são as que pairam sobre a poderosa Petrobras e a ANP.
O que o homem médio brasileiro precisa saber é quanto dos recursos nacionais será destinado à Educação e à Saúde, sucateadas nos últimos governos. E essas destinações deveriam ser postas em cortejo com as necessidades do povo, considerados todos os equipamentos, materiais e humanos, que podem transformar a prestação estatal de Educação e Saúde, sem as quais jamais deixaremos um estado de estagnação.
O petróleo, sobretudo o do pré-sal, foi apresentado como a redenção da economia brasileira. Certos complicadores, como os riscos de uma exploração complexa e demorada e a inclinação para energias mais baratas e limpas, como a eólica e solar, gerando uma competição desafiadora — e proposta pelos EUA — não foram levados em consideração.
Nosso Congresso, que a mídia estrangeira já chega a propor dissolver, prefere o suave, as facilidades, ao enfrentamento dos problemas, dando lugar ao idílico. Quando éramos inertes, as fantasias não corriam o risco de rasgar antes dos carnavais. Hoje, os panos são rotos.
Dados da ANP para os primeiros quatro meses do ano indicaram a importação de 42,2 milhões de barris de petróleo e a exportação de 22,9 milhões. Déficit de 19,3 milhões. Seguem-se 75% para a Educação e 25% para a Saúde. Sobre dinheiro inexistente, pelo menos a curto e médio prazo.

Advogado


    Nenhum comentário: