sábado, 6 de julho de 2013

Agora é pra valer, Mano Menezes faz estreia no Brasileiro

Agora é pra valer, Mano Menezes faz estreia no Brasileiro

Treinador vai comandar o Flamengo pela primeira vez de forma oficial no Mané Garrincha

HUGO PERRUSO
Brasília - A Era Mano Menezes começa oficialmente neste sábado, às 18h30, com um grande desafio e enorme expectativa. Na nova casa para a disputa do Brasileiro — o estádio Mané Garrincha, em Brasília —, o Flamengo encara o líder Coritiba sem nenhuma contratação e conta com um bom trabalho do novo técnico, que tenta dar confiança ao grupo para iniciar a volta por cima e se afastar da zona de rebaixamento.
Mano estreia neste sábado
Foto:  Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Sem os reforços pedidos até o momento, Mano mudou a filosofia vista nos trabalhos de Dorival Júnior e Jorginho e prega a manutenção da equipe para o Flamengo, enfim, engrenar no ano. Ao escolher seus 11 titulares, o treinador mantém a formação que venceu o São Paulo no amistoso de sua estreia (1 a 0) e pretende utilizá-las mais vezes neste início de trabalho.
“A preocupação é dar confiança ao grupo mexendo o menos possível. As observações não têm parâmetro se há muitas mudanças de um jogo para outro”, explicou.
Com uma base e 18 dias de trabalho, Mano tem uma forma de jogar definida para as primeiras partidas e um objetivo inicial: dar confiança. Além da manutenção da equipe, o treinador vê como necessária a segurança em campo para os jogadores atuarem sem medo de errar.
“Posso dizer como será o Flamengo. Uma equipe bem postada em campo, segura. Nesse momento de transição entendo que seja a melhor receita. Quando a gente dá essa segurança, a equipe se sente melhor para atacar. A equipe não pode levar um susto a cada momento que for ao ataque porque perde a confiança”, afirmou o treinador, que já tem um nome para dar qualidade à saída da defesa.
“O condutor de bola é o Elias, que não foge da responsabilidade”, observa.
Hoje será o primeiro de uma série de dez jogos no Mané Garrincha. Com 13 dias fora do Rio, Mano quer aproveitar o tempo para conhecer melhor o grupo e uni-lo mais. “Vamos ficar mais tempo juntos e tirar proveito. Convivência e conhecimento”.
Confiança na chegada de três ou quatro reforços
À espera de reforços, Mano Menezes mostrou confiança que em breve terá seus pedidos aceitos. Apesar da dificuldade em contratar, o clube está atrás de um zagueiro, um meia e um atacante que tenham condições de chegar e assumir a titularidade. O ex-corintiano Leandro Castán, da Roma, é uma das opções para a zaga.
“Estou confiante naquilo que tratamos e combinamos. A velocidade a gente não consegue escolher sempre. Depende de uma, duas, às vezes três partes que precisam se acertar. Avançamos bem essa semana. Não gosto de estabelecer prazo, pois às vezes não consegue confirmar e frustra o torcedor. Em breve vamos ter o acréscimo de três ou quatro jogadores dentro do nível que a gente quer para esse momento”, disse Mano.
Com a chegada de possíveis reforços, mais jogadores devem ser negociados para diminuir o elenco, que já está inchado. Mas o treinador prefere não se adiantar: “Vamos esperar chegar os reforços. Não vamos criar problemas”.
Reunião com o prefeito
O Flamengo se reunirá com o prefeito Eduardo Paes na sexta-feira para tratar do CT do Ninho do Urubu. O clube esperava receber R$ 5 milhões de ajuda para a conclusão da obra, mas a promessa da prefeitura não se concretizou e atrapalhou os planos.
Sem dinheiro, as obras estão paradas, mas o Fla conta com um acordo para retomá-las — e pressiona em nota oficial:
“Os dirigentes irão para a reunião com a certeza de que o prefeito dará a boa notícia aos 40 milhões de rubro-negros que esperam a retomada das obras”.


    Nenhum comentário: