sábado, 1 de junho de 2013

Problemas na articulação da mandíbula Alguns indivíduos apresentam alterações na articulação da mandíbula. Conheça os problemas na articulação da mandíbula.



A articulação da mandíbula é muito importante para várias funções. Entre elas mastigar, falar, engolir e bocejar. Quando essa região apresenta alguma disfunção, pode trazer transtornos à vida do indivíduo, prejudicando a sua qualidade de vida. Conheça alguns problemas da articulação da mandíbula.
627542 A dor de cabeça pode ser um sinal de probelma na articulação da mandíbula. Foto divulgação Problemas na articulação da mandíbula A dor de cabeça pode ser um sinal de problema na articulação da mandíbula. (Foto: divulgação)

CONHECENDO ALGUNS SINTOMAS DOS PROBLEMAS ARTICULARES

A articulação da mandíbula (ATM) é essencial para diversas funções do indivíduo. Ela é responsável pelo movimento que constitui a fala, pela mastigação, entre outros. Quando a pessoa apresenta alguma patologia que a afeta, pode afetar diretamente a sua qualidade de vida. Entre os sinais e sintomas relacionados ao problema na articulação da mandíbula, podemos citar:
  • Estalos;
  • Dor nos músculos da face;
  • Dor de cabeça;
  • Zumbido no ouvido;
  • Dor ao abrir a boca, como ao bocejar e mastigar.
As crianças também podem apresentar problemas mandibulares, o mais comum é o bruxismo. Existem diversos tratamentos para crianças que rangem os dentes, sendo muito importante para evitar problemas futuros na arcada dentária.

ALGUMAS CAUSAS RELACIONADAS AO PROBLEMA

Especialistas afirmam que a disfunção da articulação da mandíbula pode ter relação direta com o estresse, a ansiedade e, até mesmo a depressão. Porém, as possibilidades são inúmeras, sendo que o tratamento varia conforme a sintomatologia e a origem do problema. Ente os medicamentos utilizados para combater a disfunção podemos citar os relaxantes musculares, os analgésicos, os anti-inflamatórios e a fisioterapia. Em casos mais graves, o profissional habilitado também pode indicar o uso de placas de mordida para proteger os dentes.
627542 Diante de sinais e sintomas sugestivos de problemas na mandpibula busque a orientação de um especialista. Foto divulgação Problemas na articulação da mandíbula Diante de sinais e sintomas sugestivos de problemas na mandíbula, busque a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

CONHECENDO MAIS SOBRE A PLACA DE PROTEÇÃO

Muitas pessoas não sabem o que fazer diante do ranger dos dentes. A placa de mordida é uma ótima opção. Ela é comumente feita de silicone, sendo indicada para os indivíduos que sofrem com o bruxismo (ranger dos dentes durante a noite). A placa impede que os dentes sejam desgastados, durante o atrito noturno. Vale ressaltar que a placa deve ser feita sob encomenda por um profissional qualificado e experiente. O dentista deve estar apto em ajustá-la corretamente nos dentes superiores e inferiores de cada paciente, impedindo que eles entrem em contato entre si.

OUTROS PROBLEMAS RELACIONADOS À MANDÍBULA

Além do bruxismo, existem outros problemas relacionados à articulação da mandíbula. Em alguns casos, o queixo do indivíduo pode ir para frente ou para trás, sendo denominados prognatismo ou retrognatismo. De acordo com especialistas, esses problemas podem acontecer quando o crescimento da maxila e da mandíbula ocorre de forma desordenada, em relação ao crescimento natural do corpo. Caso essas regiões não se desenvolvam de forma adequada, o indivíduo pode ter problemas na fala, mastigação, deglutição, higiene oral e até mesmo na aparência.
627542 Conheça os probelmas de articulação da mandíbula. Foto divulgação Problemas na articulação da mandíbula Conheça os problemas de articulação da mandíbula. (Foto: divulgação)
  
A articulação da mandíbula pode trazer algumas alterações na qualidade de vida do indivíduo. Após conhecer mais sobre os problemas que podem afetar a mandíbula e caso apresente algum sinal ou sintoma sugestivo, busque a orientação de um especialista.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação eeducação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: