sábado, 15 de junho de 2013

Medicamentos antidepressivos podem alterar personalidade Uma pesquisa aponta que os antidepressivos da classe da paroxetina levam a mudanças de personalidade.



Uma pesquisa publicada no periódico Archives of General Psychiatry aponta que a utilização demedicamentos antidepressivos pode promover alterações na personalidade de indivíduos com depressão, independente do efeito de melhora dos sintomas desse mal da alma. De um modo geral o estudo aponta que essas mudanças são positivas para as pessoas que fazem uso desse tipo de remédio.
632747 Medicamentos antidepressivos podem alterar personalidade 02 Medicamentos antidepressivos podem alterar personalidadeAntidepressivos podem mudar a personalidade das pessoas (Foto: Divulgação)

ALTERAÇÃO DE PERSONALIDADE COM USO DE ANTIDEPRESSIVOS FOI AVALIADA EM 240 PESSOAS

Os cientistas avaliaram os efeitos da paroxetina em 120 pessoas. Esse é um antidepressivo que amplia a disponibilização de serotonina no cérebro. Outros 120 indivíduos foram estudados como grupo controle, sendo submetidos a psicoterapia ou fazendo uso de placebo.
Todos as pessoas que fizeram parte da pesquisa apresentaram melhora dos sintomas da depressão, incluindo aquelas que só foram submetidas a psicoterapia ou placebo. Os que fizeram uso da paroxetina tiveram uma alteração na personalidade tornaram-se mais extrovertidos e menos neuróticos do que as pessoas que não fizeram uso dessa droga.

PSICOTERAPIA MUDOU COMPORTAMENTOS CONSIDERADOS NEURÓTICOS

A psicoterapia influenciou também na personalidade das pessoas consideradas neuróticas, mas de forma menos robusta que a medicação. Além disso, quanto maior a mudança no nível de neuroticismo entre aqueles que ingeriram a medicação pesquisada, menor foi a chance de recaída da depressão.
632747 Medicamentos antidepressivos podem alterar personalidade 01 Medicamentos antidepressivos podem alterar personalidadeAs mudanças na personalidade com os antidepressivos podem ser positivas (Foto: Divulgação)

ANTIDEPRESSIVOS DA CLASSE PAROXETINA LEVAM A MUDANÇA DE PERSONALIDADE

estudo aponta diretamente que os antidepressivos da classe da paroxetina levam a mudanças de personalidade de um modo positivo, independente da melhora dos sintomas depressivos. É possível que essa melhora também aconteça em outras condições associadas ao estado neurótico e de baixos graus de extroversão, como é o caso dos transtornos de ansiedade e da alimentação.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação eeducação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: