sábado, 22 de junho de 2013

EUA alerta seus cidadãos no Brasil de violência em protestos

EUA alerta seus cidadãos no Brasil de violência em protestos

'Manifestações ou atos concebidos como pacíficos podem derivar em confrontos e possivelmente levar a uma escalada de violência', era o que diziam as mesagens de advertência

EFE
Washington - O Governo dos Estados Unidos assegurou nesta sexta-feira que continua vendo os grandes protestos no Brasil como "manifestações pacíficas", mas informou que alertou seus cidadãos no país diante das possibilidades que se tornem violentas. "A missão diplomática dos EUA no Brasil emitiu na terça-feira e na quinta-feira mensagens de advertência a seus cidadãos no país", disse aos jornalistas um porta-voz do Departamento de Estado, Patrick Ventrell.
"Os cidadãos dos EUA devem evitar os protestos e as áreas onde possam acontecer grandes concentrações. Inclusive as manifestações ou atos concebidos como pacíficos podem derivar em confrontos e possivelmente levar a uma escalada de violência", advertiram as mensagens.
Ventrell ressaltou que os EUA continuam "supervisionando" os protestos, que começaram na semana passada diante do aumento das tarifas de transporte público, e a que se somou o pedido de maiores investimentos em saúde e educação pública, e críticas às elevadas despesas do Governo para organizar eventos como a Copa do Mundo de 2014. "As manifestações pacíficas são parte de uma democracia, o fato de que os cidadãos possam expressar suas opiniões e falar com líderes do Governo sobre os assuntos que lhes interessam", disse o porta-voz.
O porta-voz evitou se pronunciar sobre se os protestos têm um motivo válido. "Não acho que estejamos em uma posição de julgar os méritos dos assuntos que estão sendo colocados a seu Governo. Acho que corresponde ao povo brasileiro falar sobre o que os preocupa", acrescentou.
Apesar de várias Prefeituras, incluindo as de São Paulo e Rio de Janeiro, já terem anunciado a redução das passagens de ônibus, metrô e trem, os manifestantes mantiveram seus protestos e os da quinta-feira foram as mais variadas até agora. Até agora as manifestações no Brasil deixaram dois mortos, uma gari que inalou gás lacrimogêneo lançado pela Polícia contra os manifestantes na cidade de Belém, e que morreu de um ataque cardíaco, e um jovem que morreu atropelado ontem na cidade de Ribeirão Preto.


    Nenhum comentário: