sábado, 15 de junho de 2013

É a hora de doar sangue

É a hora de doar sangue

Em época de grandes eventos, como a Copa das Confederações, demanda sobe 15%

O DIA
Rio - O Ministério da Saúde aproveitou o Dia Mundial do Doador de Sangue, ontem, para reforçar a importância desse ato de cidadania, sobretudo às vésperas da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude. O objetivo é disponibilizar estoque de bolsas de sangue durante os eventos, em que a demanda por transfusões pode aumentar até 15%.
O público-alvo da campanha de incentivo à doação deste ano são jovens de 16 a 29 anos, moradores das cidades que vão sediar os jogos da Copa das Confederações, como o Rio. Outra novidade é que o famoso lema ‘doe sangue’ foi substituído por ‘seja como for, seja doador’, a fim de ampliar o número de voluntários regulares nos hemocentros.
De acordo com Esther Lopes, médica hemoterapeuta do Hemorio, serão necessários 1,5 mil litros de sangue de todos os tipos sanguíneos para atender confortavelmente às demandas desses dois eventos. “Em julho, por conta das férias escolares, é comum termos uma baixa nas doações. Por isso, o ideal é que 350 doadores compareçam diariamente ao Hemorio durante este mês.”
Atualmente, no Brasil, 2% da população doa sangue com regularidade. O intuito do governo federal é ampliar o índice para 3% — aumento de 2 milhões de doadores. Segundo Helder Teixeira Melo, assessor de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, “a regularidade de doações e estoques de sangue permite uma ampliação no número de cirurgias, garante tratamento pleno para doentes crônicos e atende às emergências da população que utiliza a rede pública de saúde.”
Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e portar um documento original com foto. Além disso, no momento da doação o indivíduo deve estar descansado e não ter consumido comidas gordurosas e bebidas alcoólicas, nem ter fumado.
Segundo o Hemorio, 350 pessoas já confirmaram que doarão sangue hoje. O centro fica aberto das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca 8, Centro. Além disso, uma unidade móvel de coleta de sangue estará no Parque Madureira, das 9h às 14h.


    Nenhum comentário: