sábado, 15 de junho de 2013

Crianças com déficit de atenção: sintomas, como tratar Algumas crianças tem dificuldade em se concentrar. Conheça os sintomas e como tratar o déficit de atenção.



Ao final do semestre, a criança chega com o boletim da escola e as notas baixas predominam. Quando os pais vão conversar com a professora, ela afirma que o estudante vive no mundo da lua e que nunca presta atenção ao que está acontecendo ao redor. Essa falta de atenção continua acompanhando o indivíduo, permanecendo até a fase adulta. Nessa época, os compromissos são esquecidos e a capacidade de concentração se torna enfraquecida. Todas as descrições anteriormente citadas podem ser sinais de alguma doença psiquiátrica. Conheça alguns sintomas e como tratar as crianças com déficit de atenção.
632579 transtorno de Deficit de Atencao e Hiperatividade Crianças com déficit de atenção: sintomas, como tratarO Déficit de atenção deve ser diagnosticado ainda na infância. (Foto: divulgação)

A DIFICULDADE NA CONCENTRAÇÃO

Todo mundo sabe que para se concentrar em algo, a pessoa deve sentir muito interesse pelo assunto, além de estar motivada e ter competência para compreender o tema. O ambiente também é muito importante, uma vez que deve colaborar com a concentração, evitando o desvio de atenção.
Segundo especialistas, o sistema de atenção tem estruturas localizadas em diversas regiões do cérebro, como por exemplo as regiões occipitais. Essas são responsáveis pela transmissão das informações visuais e auditivas, para depois serem assimiladas pelas regiões frontais do cérebro. Tudo isso é dependente de funcionamento de neurotransmissores, permitindo a transmissão da informação.

FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR A CONCENTRAÇÃO INFANTIL

São diversas as causas que podem atingir a concentração das crianças. Desde a uma tendência genética, associada à educação oferecida em casa, levando em conta a  falta de limites e o estabelecimento de regras e disciplina. Em alguns casos, esses fatores podem favorecer a agitação do pequeno, despertando a vontade de desenvolver diversas atividades ao mesmo tempo, sem prestar atenção ao que realmente importa.
632579 vidro de remedios Crianças com déficit de atenção: sintomas, como tratarExiste tratamento medicamentoso para déficit de atenção. (Foto: divulgação)

BUSCANDO A AJUDA IDEAL

Quando os pais suspeitam de que o filho possa ser portador do déficit de atenção, é muito importante que eles busquem a orientação de um especialista. O profissional é o melhor indicado, pois compreenderá o assunto de forma ampla, podendo cessar as angústias dos pais. Entre os especialistas, podemos citar o psiquiatra ou o neuropediatra. Com a possibilidade do diagnóstico, o médico realizará a avaliação necessária, de forma a visar qual o melhor tratamento para o pequeno. Vale ressaltar que nenhum tratamento contra esse problema influencia no desenvolvimento da criança.

SAIBA MAIS SOBRE OS TRATAMENTOS

  
Diante de uma criança portadora do déficit de atenção, o médico realizará algumas avaliações, visando o tratamento ideal em cada caso. Conheça alguns tratamentos para o problema:
  • Terapêuticos – Dependendo do grau de dificuldade de concentração apresentada pelacriança, o médico poderá indicar o uso de medicamentos que auxiliam o cérebro a processar esse estado mais centrado.
  • Ajuste familiar-  o médico orientará os pais a mostrarem mais incentivo a organização e a disciplina, de forma a ter um acompanhamento conjunto com o ambiente escolar.
    632579 deficit atencao Crianças com déficit de atenção: sintomas, como tratarCom um tratamento adequado, a criança se torna muito mais atenta. (Foto: divulgação)
déficit de atenção atinge uma grande parte das crianças. A principal manifestação do problema está relacionada a falta de concentração que acaba prejudicando, de forma direta, o desempenho escolar infantil. Após conhecer um pouco mais sobre os sintomas e o tratamento do déficit de atenção, é importante que os pais fiquem atentos ao comportamento dos filhos, de modo a buscar um tratamento especializado assim que perceberem o problema.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação eeducação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: