sexta-feira, 14 de junho de 2013

Corrimento escuro: o que é Uma das queixas mais comum nos consultórios de ginecologia é o corrimento vaginal. Saiba quais as causas desse tipo de secreção.



corrimento vaginal é uma queixa bastante comum nos ambulatórios de ginecologia e tira o sossego de muita gente. Esse problema é causado por diversos motivos e pode possuir características bem diferentes, como variação da viscosidade, sintomas associados como coceira e dor durante as relações sexuais entre outros.
631340 As secreções vaginais são uma das queixas mais comuns nos ambulatórios de ginecologia. Corrimento escuro: o que éAs secreções vaginais são queixas muito comuns nos ambulatórios de ginecologia. (Foto: divulgação)
É fundamental que todas as mulheres que apresentam esse problema agendem uma visita ao ginecologista, para que seja devidamente investigada a causa do corrimento. Entretanto, as características clínicas do tipo de corrimento vaginal são capazes de sugerir o diagnóstico com bastante precisão. Fique por dentro do assunto e saiba o que pode significar um corrimento escuro.

CAUSAS DE CORRIMENTO ESCURO

corrimento de tonalidade escura, que varia do marrom ao acinzentado, pode surgir em algumas situações específicas. As principais causas desse tipo de secreção são:
  • Pré-menopausa
No período que antecede a menopausa ocorrem algumas mudanças no ciclo menstrual, que além de perder sua ciclicidade, também pode variar na quantidade e coloração da secreção. Essas mudanças são causadas pelos níveis hormonais diminuídos, que ressecam a mucosa aumentando a irritação da região genital.
  • Uso de produtos irritativos
O uso frequente de sabonetes íntimos, lubrificantes vaginais ou protetores diários, especialmente nas mulheres menopausadas ou na fase pré-menopausa, também são capazes de irritar a mucosa vaginal, favorecendo a inflamação local e o aparecimento de corrimento marrom escuro.
631340 2302201 4692 rec Corrimento escuro: o que éÉ fundamental procurar auxílio de médico especialista. (Foto: divulgação)
  • Doenças sexualmente transmissíveis
  
Quando o corrimento escuro, especialmente os de tonalidade acinzentada, for cheio de bolhas, com cheiro forte e acompanhado de outros sintomas como coceira local, dor e ardência ao urinar ou durante as relações sexuais, é possível que a causa seja infecciosa. Esses casos são graves e requerem acompanhamento médico imediato.
  • Corrimento marrom escuro durante a gravidez
Mulheres grávidas, especialmente aquelas com mais de 6 semanas, podem apresentar quadro de secreção vaginal de cor marrom escura. Normalmente, a presença de corrimento em grávidas é um evento que pode ser considerado comum, desde que a secreção não apresente sintomas associados e nem cor ou odor característicos. Quando a secreção tem aspecto escurecido, é um sinal de alerta e indica a necessidade de uma visita ao ginecologista, pois pode representar algum tipo de infecção ou até mesmo perda sanguínea.
631340 O corrimento vaginal escuro em gestantes é um sinal de alerta. Corrimento escuro: o que éO corrimento vaginal escuro em gestantes é um sinal de alerta. (Foto: divulgação)
Uma das queixas mais comum nos consultórios de ginecologia é a secreção vaginal. Quando esse tipo de problema apresenta coloração escura pode ser o resultado de algumas patologias específicas. Vale a pena se manter atenta e procurar auxílio médico, para que seja investigada a real causa do corrimento vaginal e instituído o tratamento adequado.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação eeducação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: