sexta-feira, 21 de junho de 2013

Antigo jogador e eurodeputado Eusébio e Daniel Cohn-Bendit com encontro comovente em Lisboa

Eusébio e Daniel Cohn-Bendit com encontro comovente em Lisboa
Facebook Twitter 
20-06-2013 21:40

Antigo jogador e eurodeputado

Eusébio e Daniel Cohn-Bendit com encontro comovente em Lisboa

Eusébio esteve, esta quinta-feira, reunido com o eurodeputado Daniel Cohn-Bendit. Um encontro surpreendente entre o "Pantera Negra" e aquele que foi o rosto da revolta estudantil do Maio de 68, em França. O encontro aconteceu no restaurante “Adega da Tia Matilde”.

O antigo líder revolucionário veio até Lisboa para uma conferência, mas foi na Adega da tia Matilde que iniciou esta visita à capital Portuguesa, onde esteve a conversar com Eusébio.

“Ele é um dos ídolos do Futebol na minha juventude. Há alguns e ele é um deles. Todos se lembram dele, dos seus remates no Campeonato do Mundo frente à Coreia do Norte e de tudo o que fez no Benfica”, recordou Daniel Cohn-Bendit à Benfica TV.

O que poderá ter levado a que estes homens se juntassem para uma conversa informal em torno de uma mesa num restaurante de Lisboa? A resposta é simples. “É um prazer falar com ele [Daniel Cohn Bendit], porque fez-me lembrar da minha carreira através das fotografias que me mostrou. Foi muito simpático e fico satisfeito porque a primeira coisa que disse era que me queria conhecer e estivemos aqui no restaurante. Recebi-o com alegria”, admitiu Eusébio.

Conta-nos a história que foi, precisamente, nesse mês revolucionário de Paris que Benfica e Manchester United se encontraram na final da Taça dos Campeões Europeus, disputada em Wembley. Os ingleses defrontavam o Benfica, já duas vezes Campeão Europeu.
Enquanto Cohn-Bendit batalhava nas ruas de Paris por um mundo melhor, Eusébio da Silva Ferreira corria e rematava num relvado de Londres para confirmar o estatuto de um dos melhores futebolistas de sempre. “Vi-o uma vez, não me recordo onde. Vi-o uma vez em campo e vi-o na televisão. Por isso, para mim, é muito comovente conhecê-lo”, atentou Cohn-Bendit.

45 anos depois, o eurodeputado veio a Lisboa para finalmente conhecer a lenda. A conversa versou sobre diversos temas, sobretudo sobre Futebol. O Benfica, a Selecção portuguesa e Béla Guttmann. “Eusébio é inesquecível, é uma lenda. Foi agradável. Falámos sobre o Benfica, sobre Béla Guttmann. Li um livro sobre ele. Era um mito entre os treinadores. Inventou o Futebol moderno”, elogiou o eurodeputado.

No final deste improvável encontro, trocaram-se presentes. Eusébio ofereceu uma réplica autografa da camisola da conquista da Taça dos Campeões Europeus da temporada 1961\62.

Fotos: Rafaela Reis / SL Benfica

Nenhum comentário: