quinta-feira, 2 de maio de 2013

Vício em compras: sintomas, quais são As compras compulsivas configuram em um transtorno que tem sintomas e tratamento.


O vício consiste em um hábito repetitivo que gera sérios prejuízos para a vida de uma pessoa. Existem vários objetos que podem se tornar viciantes, como drogas, trabalho e amor. Um grande número de pessoas também sofre com o vício em compras.
616404 Vício em compras sintomas quais são 1 Vício em compras: sintomas, quais sãoA compulsão por compras é um problema sério. (Foto:Divulgação)
O vício em compras se manifesta quando o indivíduo tem muito prazer ao adquirir bens materiais. O seu comportamento consumista gera certa dependência, capaz de atrapalhar diversos pontos da vida.

Oniomania: compulsão por compras

As compras compulsivas sinalizam um transtorno, chamado Oniomania. O problema foi descrito pelos estudiosos há mais de 100 anos, mas continua afetando a sociedade, principalmente com o desenvolvimento do capitalismo.
compulsão por compras já afetou até mesmo personalidades conhecidas do público, como é o caso de Maria Antonieta, Princesa Diana e Jackeline Kennedy. O consumismo, na maioria das vezes, está relacionado a um vazio afetivo muito grande.
616404 Vício em compras sintomas quais são 2 Vício em compras: sintomas, quais sãoO consumidor compulsivo sofre de Oniomania. (Foto:Divulgação)
  
Assim como a nicotina ou a bebida alcoólica, comprar dá prazer e por isso acaba viciando. O consumo compulsivo, no entanto, pode causar dívidas exacerbadas e também gerar depressão.
A Oniomania afeta mais as mulheres do que os homens. De acordo com pesquisas, 96% dos compradores compulsivos gastam com roupas, 75% investem o dinheiro em sapatos, 33% emmaquiagem e 42% adoram comprar joias.

Sintomas de vício em compras

pessoa que é viciada em compras pode desenvolver alguns sintomas antes de adquirir o seu objeto de desejo. O transtorno causa ansiedade, euforia e falta de controle sobre as ações. Ocomprador compulsivo não adquire bem por necessidade, mas sim para se sentir melhor.
Quanto mais supérflua a compra, mais excitado fica o comprador compulsivo. Ele gosta de ser diferente, ter produtos que a maioria das pessoas não tem. Sem planejamento, ele compra em excesso durante vários períodos do ano, não somente nas datas comemorativas.

Tratamento do vício em compras

616404 Vício em compras sintomas quais são Vício em compras: sintomas, quais sãoA consumidor compulsivo sente prazer ao fazer compras. (Foto:Divulgação)
O vício em compras pode ser tratado com psicoterapia e algumas mudanças de hábito. O comprador compulsivo terá o desafio de se controlar diariamente, ou seja, precisa quebrar os seus cartões de crédito, comprar apenas com dinheiro vivo e fazer listas para não acabar obtendo uma aquisição desnecessária.
Quem sofre de Oniomania também deve evitar as lojas em promoção e substituir o consumismo por outros prazeres da vida, como passar mais tempo com a família, praticar esporte ou fazer um curso. Se o vício persistir mesmo com as mudanças de hábitos, o paciente terá que ser submetido a um tratamento medicamentoso.
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: